Turismo Criativo desperta interesse em outras regiões do país

[Por Revista Eventos, 18/11/2013]
O tema estará na pauta do debate público Turismo Criativo e Oportunidades de Desenvolvimento para o Setor em Minas Gerais, que será realizado na Assembleia Legislativa daquele estado na segunda, dia 25. À convite da presidência da Casa e da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, o secretário de Turismo da capital gaúcha, Luiz Fernando Moraes participará da mesa redonda Destinos Turísticos Criativos – Interfaces e Desafios, apresentando o Porto Alegre Turismo Criativo, programa pioneiro no Brasil.
Promotora da conferência que introduziu no tema no país, a Secretaria Municipal de Turismo vem recebendo convites para palestrar sobre sua experiência na estruturação do novo segmento. Foi o que ocorreu no início deste mês no 25º Festival de Turismo de Gramado, o segundo mais importante do Brasil, que reuniu mais de 70 destinos nacionais e internacionais na cidade turística da Serra Gaúcha, e a apresentação feita por Moraes no último sábado, 16, em João Pessoa, capital da Paraíba, quando apresentou o case Porto Alegre Turismo Criativo no 1º Encontro Paraibano de Economia Criativa, Cultura e Turismo, promovido pela Universidade Federal da Paraíba.
“Já podemos dizer que a Conferência de Porto Alegre está rendendo bons frutos”, avalia Moraes, apostando no grande potencial do Brasil para o Turismo Criativo. Sinal disso são manifestações feitas à SMTUR de destinos dos estados de Santa Catarina e do Pará, que começam a estudar a implantação de programas de Turismo Criativo.
Apontada como um dos destaques da economia criativa brasileira, Porto Alegre é a primeira cidade do país a estruturar o novo segmento do turismo mundial dentro do conceito de oferecer a turistas experiências únicas de aprendizagem de conteúdos locais. A partir do órgão oficial de Turismo local, o programa está operando com as primeiras 30 oficinas em artes visuais, artesanato, folclore e gastronomia.
Com uma cultura única, genuína e singular que nasceu da mescla de imigrantes colonizadores de várias partes do mundo, a capital tem potencial para ampliar o leque de opções aos turistas. O programa Porto Alegre Turismo Criativo contempla também oficinas em outras sete categorias: artes cênicas, música, literatura, moda & design, multimídia, educação e tecnologia social. O portal www.portoalegrecriativa.info, que divulga a atual Rede de Parceiros do programa e a agenda de atividades programadas, é aberto e colaborativo, com espaço para proposição de novas oficinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *