MTur: intenção do consumidor por viagens nacionais aumentou para 76%
[Por Business Travel, 26/11/2013]
A última Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, pesquisa do Ministério do Turismo que mede a intenção de viagem do brasileiro, mostra que os mineiros de Belo Horizonte são os que mais aumentaram a intenção de viajar (38% para 42,2%) no último ano, considerando dados de outubro do ano passado e outubro deste ano. O segundo maior aumento registrado foi em Brasília (41,3% para 44%), seguido por Porto Alegre (35,9% para 36,5%), Recife (27,2% para 28,2%), Salvador (23,6% para 31,8%) e São Paulo (32,6% para 33,5%). A única redução na intenção de viagem foi registrada no Rio de Janeiro (27% para 26,9%).
O estudo traz dois dados relevantes para o turismo doméstico nacional: as intenções de viagem subiram de 32% para 33,5% e a vontade de viajar pelo Brasil aumentou de 70,4% para 76%, se considerados os meses de outubro do ano passado e outubro deste ano. O estudo revela também que o tipo de hospedagem com maior crescimento foi a casa de amigos e parentes (de 35,7% para 38%) e o meio de transporte que mais cresceu para deslocamentos em viagem foi o automóvel (de 27,7% para 29,7%).
A intenção de viagem cresceu em três das quatro faixas de renda monitoradas pelo MTur. Entre os brasileiros que ganham até R$ 2.100, cresceu de 12,1% para 14,4%; entre R$ 4.801 a R$ 9.600, de 35,2% para 36,1%; e acima de R$ 9.600, de 51,7% para 57,4%, comparando outubro de 2012 a outubro de 2013. O nordeste aparece como a região para onde a maioria (46,9%) dos entrevistados pretende viajar. A segunda região com maior intenções de viagem é o Sudeste (22,5%), seguida pelo Sul (17,9%). A pesquisa foi realizada com duas mil pessoas em sete capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A sondagem traz dados da renda familiar, faixa etária, grau de instrução, local de residência e gênero dos entrevistados.