Capital mineira intensifica movimento com realização de eventos

[Por Revista Eventos, 26/11/2013]
A Belotur, Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, vai fechar 2013 registrando investimento de R$4,5 milhões nos 85 projetos aprovados pelo Edital de Seleção para a Concessão de Subvenção a eventos de potencial turístico em Belo Horizonte. O consolidado dos últimos três anos, soma 252 projetos e investimento na ordem de R$ 14,5 milhões.
O presidente da Belotur, Mauro Werkema, acredita que “o Edital, além de atender à demanda dos produtores locais, incentiva a produção de eventos na cidade, aumentando a capacidade de atrair turistas nacionais e internacionais. Isto, consequentemente, fomenta a atividade turística, impulsiona as vendas do comércio e serviços, incentiva o aumento do tempo médio de permanência do turista e consolida a cidade como importante centro de turismo de eventos no país e no mundo”.
O Edital – Avaliados por uma comissão formada por representantes da Prefeitura e da sociedade civil, os projetos contemplados recebem recursos que variam de acordo com o valor total do evento, conforme a categoria de classificação, que pode ser eventos de negócios, técnicos e científicos; de cunho cultural; de difusão de ações sociais, lazer e religiosos e esportivos, ecoturismo e turismo de aventura.
Em 2010, foi criado o processo seletivo, que instituiu critérios objetivos que possibilitaram a concessão de auxílio financeiro para captação e viabilidade de eventos para a cidade, de forma transparente e democrática. Segundo Luís Felipe Barreto, diretor de Operação e Eventos Turísticos da Belotur, o Edital de Eventos representa um incentivo à diversificação do calendário turístico da cidade. Barreto reforça que esses eventos, além de divulgarem a cidade, atraem visitantes que movimentam a economia de Belo Horizonte.