Brasil conquista a Europa
[Por Aquarela 2020, 08/11/2013]
A Embratur inaugura este mês sete Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) no continente europeu, locados na Alemanha, Inglaterra, Holanda, França, Espanha, Itália e Portugal . As bases terão como principal objetivo diversificar os destinos e produtos para um turista tradicional do Brasil. “ A Copa do Mundo 2014, com suas 12 cidades-sede e mais de uma centena de destinos-associados, vai nos ajudar a diversificar a lista de destinos e produtos que esse turista tem em mente quando pensa no Brasil”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino. A tradicional paixão europeia pelo futebol também será uma ferramenta a ser explorada pelos EBTs, segundo Dino. “Já temos nove seleções classificadas para o ano que vem e esperamos um forte fluxo de europeus para o Brasil durante os jogos, contribuindo para alcançar a meta de 7,2 milhões de turistas em 2014″.
O continente já é alvo constante de ações promocionais da Embratur. Desde o final do ano passado até o momento presente, foram realizadas cinco edições do Goal to Brasil, evento de promoção do Brasil como destino turístico para a Copa de 2014. As ações na Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal apresentaram aos europeus os preparativos do Brasil para o Mundial no próximo ano. Na próxima quarta-feira (13), pela primeira vez, a Holanda receberá o evento, que a partir de agora está em novo formato, voltado mais para as rodadas de negócios entre os operadores.
No começo desta semana, a FIFA anunciou o sorteio dos ingressos para o Mundial, a Inglaterra (22.257), a Alemanha (18.019), a França (11.628) e a Suíça (8.002) ficaram entre as das nações contempladas. “O trabalho dos executivos será apresentar as outras oportunidades turísticas, além do já consolidado segmento Sol e Praia. As Festas Juninas e os destinos de Ecoturismo e Natureza serão os principais chamarizes e o foco dos trabalhos do EBTs”, lembra Flávio Dino, presidente da Embratur.
Os Escritórios
Alemanha
No ano passado a Alemanha registrou um aumento de quase 7% na entrada de turistas para o Brasil. O país ultrapassou o Uruguai, e atualmente está no terceiro lugar em emissão de turistas, ocupando o primeiro lugar dentre os países europeus. Segundo dados da Demanda Turística Internacional tradicionalmente envia turistas a lazer, em busca da Natureza e Ecoturismo. A Alemanha já está classificado para a Copa de 2014, e segundo a FIFA 18 mil torcedores alemães garantiram os seus ingressos para o Mundial.
No começo deste ano, a Embratur realizou, em Berlim, o Goal to Brasil – evento de promoção do Brasil como destino turístico. Além disso, em maio, os dois países começaram o ano de cooperação entre si , o “Alemanha + Brasil 2013-2014”. Aproveitando a oportunidade para praticar intercâmbios de ideias, o Instituto alinhou com o Centro Turismo Alemão (DZT – sigla em alemão) uma série de acordos de cooperação.
A responsável por gerenciar o escritório será Karin Luize de Carvalho. Com experiência de mais de 15 anos em marketing turístico internacional. A executiva foi chefe do Escritório Brasileiro de Turismo da Embratur, em Franktur, entre 2004 e 2008. No período, a gestora respondeu também Suíça, Áustria, Holanda, Escandinávia e Rússia.
Reino Unido
No Reino Unido, atualmente, só a Inglaterra é responsável por enviar 155 mil turistas ao Brasil. Com um crescimento 4% ao ano, o país já está classificado para a Copa do Mundo, e espera que 22 mil torcedores venham ao Brasil para assistir a seleção jogar. O Reino Unido é um dos 18 mercados prioritários, e ocupa 11º lugar no ranking de maiores emissores para o País.
A turismóloga Lilás Nascimento será a gestora do EBT Reino Unido. Com 16 anos de atuação no mercado turístico, Lilás foi coordenadora de Promoção e Eventos da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. Neste cargo, realizou no Reino Unido a campanha de promoção turística do estado para o trade, em parceria com VBRATA UK e com apoio da Embratur, com “Destino do Ano 2012/2014”.
Holanda
Com tradição no futebol, a Holanda já está com a vaga garantida para a Copa do Mundo de 2014. O país será um dos sete países europeus a receber um EBT. Em 2012, mais 73 mil holandeses vieram para Brasil, em sua maioria para desfrutar as praias brasileiras. O evento de promoção do Brasil para a Copa do Mundo tem intuito de atrair ainda mais turistas para o Brasil.
O gestor do EBT Amsterdã será Fábio Barbosa Pimentel. Com ampla experiência no mercado de turismo da Holanda, onde reside há 7 anos, o turismólogo trabalhou no setor de gerência de vendas e administração hoteleira no Centro de Visitas da Coster Diamonds e no Hotel Blyss, ambos em Amsterdã. Além disso foi gerente de Contas Corporativas na operadora de turismo Delta Travel. E fez uma pesquisa de campo sobre a imagem e identidade da cidade de Salvador, na Bahia, com supervisão e apoio da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e da Universidade Inholland.
França
A França tem marcado um crescimento de 5%, ao ano, na emissão de turistas ao Brasil. Em 2012, o país ocupou o oitavo lugar no entre os principais emissores de turistas para o País, com mais de 218 mil. Segundo dados da Demanda Turística Internacional, em 2012, a maioria dos franceses visitaram as terras brasileiras em busca de Sol e Praia. Com a Copa, no próximo ano, a tradição do futebol na França será mais um motivo para atrair turistas para o Brasil. Segundo os dados da FIFA, quase 12 mil franceses já reservaram os seus ingressos para o Mundial.
Mariana Sarciotto Catunda Martins será a executiva do Escritório Brasileiro de Turismo, em Paris. A turismóloga, durante a graduação, trabalhou como estagiária da Embratur na área de captação de eventos. Em seguida, integrou a equipe da Mark Up, como trainee do EBT França. Além disso, nos anos que residiu na Bélgica, foi assistente em marketing na Comissão Europeia de Turismo (European Travel Commission), auxiliando na elaboração e implantação de campanhas de promoção do destino Europa junto ao mercado brasileiro.
Espanha
A Espanha também receberá o Escritório Brasileiro de Turismo. O país enviou, em 2012, para o Brasil mais de 180 mil turistas. Segundo dados da Demanda Turística Internacional, a maioria das visitas dos espanhóis ao Brasil forma motivadas por Negócios e Eventos. O país também já está classificado para a Copa do Mundo de 2014, o que aumenta a probabilidade de aumentar a entrada de turistas provinda deste país.
Na Espanha, a profissional de Turismo, Rosiane Rockenbach, será a gestora do EBT. Mestre em Gestão Turística para o Desenvolvimento Local pela Universidade de Barcelona (UB/Espanha) e mestre em Marketing e Comunicação Turística pela Universidade de Girona (UG/Espanha), a executiva tem experiência prática no setor de turismo. A gestora atuou na promoção de Destinos Turísticos, participando de ações de promoção turistica de Porto Alegre e da organização turística da cidade para o Fórum Social Mundial em 2001. Durante seu mestrado foi trainee no Consórcio de Agências de Viagens Corporativas (GEBTA Espanha), apoiando nas ações de marketing cooperado e comunicação institucional. No retorno ao Brasil atuou na consultoria técnica e gestão de projetos da Cooperação Técnica entre Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae.
Portugal
As relações entre Brasil e Portugal vão muito além da língua e da cultura. As identificações de Portugal com a antiga colônia se ligam também pelo futebol. Apaixonados pelo esporte os portugueses estão esperando os resultados dos próximos jogos para se garantir no campeonato. Em 2004, o atual técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, levou a equipe portuguesa até a final do campeonato Europeu, o feito consagrou o futebol brasileiro no país, que até hoje admira o técnico.
Em 2012, Portugal enviou mais de 168 mil turistas ao Brasil. As viagens motivadas por Negócios foram as que mais movimentaram a vinda de portugueses ao Brasil.
Rodrigo Godinho Corrêa será o gestor do EBT Portugal. O profissional é atualmente oficial internacional da OMT – Organização Mundial do Turismo, das Nações Unidas, e desenvolveu atividades no programa de Membros Afiliados da OMT, que representa mais de 400 mpresas turísticas mundiais dentro da organização entre elas, operadores e agentes de turismo, companhias aéreas, universidades, redes hoteleiras, feiras internacionais e administrações governamentais de turismo.
Itália
A Itália é um dos mercados mais importantes para o turismo receptivo brasileiro, ocupando o 7º lugar na classificação de emissores de turistas ao país, tendo enviado 230.114 turistas, em 2012.
Os italianos se interessam por alguns nichos específicos no Brasil como: esportes radicais, lua de mel, arquitetura e design e turismo religioso. Dessa forma, a Embratur apoia a comercialização dos destinos consolidados e a ampliação de novos destinos; a capacitação de agentes de viagem e a otimização de oportunidades de promoção e divulgação do Brasil.
O país foi também o primeiro a receber uma ação voltada para promoção das Festas Juninas. Em agosto, apresentação do grupo folclórico Boi de Morros do Maranhão na Praça Navona, em Roma, marcou o início da promoção internacional das Festas Juninas. A ação foi a primeira edição do projeto “Vivência Brasileira” que pretende associar os festejos juninos à imagem do Brasil no exterior e mostrar ao turista estrangeiro a diversidade da cultura popular brasileira.
O EBT Itália será gerido por Maise Patelli. A profissional tem experiência no ramo hoteleiro em Florença, na Itália. No Brasil, a executiva trabalhou como assessora de Marketing, administradora de empresas, publicitária. Além disso, atuo no setor comercial de empresas de comunicação e na indústria metalúrgica.