Aprovadas lei e marca que nortearão atividade turística no Rio Grande do Sul

[Por Revista Eventos, 05/11/2013]
A marca Rio Grande do Sul: Um Grande Destino tornou-se elemento de identidade da atividade turística gaúcha, após aprovação de projeto de lei (PL nº 259/2013) na Assembleia Legislativa (ALRS). O Legislativo também aprovou a Lei Estadual do Turismo. Materializada em um grafismo simbólico da cuia de chimarrão, formada com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul e outras combinações de aplicação gráfica, a marca foi concebida pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur), seguindo demanda do setor identificada a partir do Plano Diretor do Turismo.
A Lei Estadual do Turismo foi elaborada com um conjunto de entidades públicas e privadas e aprovada por unanimidade pela Comissão de Lesgislação do Conselho Estadual do Turismo (Conetur), sendo posteriormente enviada à ALRS para oficialização na forma de lei. Trata-se de um marco regulatório inédito para nortear futuros detalhamentos legais em favor do desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Sul.
O estabelecimento de uma marca que unifica o turismo no Estado é fruto de uma política pública para o setor, maturada durante a 1ª Conferência Estadual do Turismo e consolidada com interiorizações pelo Estado, no programa RS Mais Turismo. Após consulta ampla e democrática organizada pela Setur/RS, o setor priorizou ações, detalhadas no Plano Diretor do Turismo.
Esse conjunto de medidas objetiva qualificar e promover essa atividade econômica a longo prazo, de modo a se tornar um legado permanente. No caso específico da marca, o objetivo é criar uma identidade para as destinações turísticas gaúchas e assim aumentar a eficiência da promoção e da presença dos produtos do RS nos mercados nacional e internacional. Trata-se de uma ferramenta promocional a ser utilizada por instituições públicas e privadas, estaduais e municipais.
A escolha de uma cuia, símbolo da hospitalidade gaúcha, com linhas estilizadas, resulta da necessidade de se unir tradição e cosmopolitismo, unificando as diferentes facetas do Rio Grande do Sul. Um dos 12 estados-sede da Copa do Mundo 2014, o RS é destino procurado em diferentes estações do ano, oferecendo paisagens bucólicas e também pólos tecnológicos e de negócios, grandes cidades e pequenas localidades agrícolas. A nova marca transita naturalmente nesses diferentes cenários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *