Troca de figurinhas entre publicitários brasileiros e estrangeiros
[Por Revista Eventos, 08/10/2013]
Depois de uma bem-sucedida viagem a Nova York, em março deste ano, que representou uma sacudida no modelo de negócios de várias das principais agências de publicidade de Minas Gerais, duas novas missões ao exterior acabam de ser anunciadas pela Alquimia, empresa responsável pelo intercâmbio. Com o objetivo de propiciar uma vivência internacional aos profissionais brasileiros, a partir da visita a algumas das maiores empresas de publicidade do mundo, foram abertos os roteiros de Chicago e Londres, que acontecerão, respectivamente, em outubro e novembro.
De acordo com Mário D’Alcântara, diretor da Alquimia, a intenção é reunir publicitários de destaque no mercado nacional, como os que estiveram em Nova York. “O objetivo não é de simplesmente visitar as agências e, sim, ter contato com mercados que estão pelo menos 15 anos à nossa frente, tendo a oportunidade de conhecer seus cases de sucesso, modelos de gestão e como funciona o relacionamento com os clientes nas duas cidades, inclusive na parte contratual”, explica.
Na ida a Chicago, prevista para o período de 26/10 a 02/11, o grupo contará novamente com o suporte da 4ª’s – American Association of Advertising Agencies, entidade que representa o setor no Brasil. De acordo com o publicitário Mário D’Alcântara (Alquimia e Museu da Propaganda), a proposta é oferecer um KSP (Knowledge Sharing Program) aos profissionais brasileiros, que poderão conhecer os modelos de negócios atualmente praticados em Chicago, considerado o 3º maior mercado norte-americano, e Londres, cuja viagem está prevista para o final de novembro.
Participantes do Projeto Nova York aplicaram conceitos em seus escritórios
A viagem a Nova York representou mudanças para várias das agências que participaram do projeto, não só nos modelos de gestão que seguem em seus escritórios, como também na forma de pensar a publicidade. “Nesses 30 anos de propaganda, acho que essa foi a mais rica, proveitosa e agradável ação promovida em nosso mercado. Tivemos, de fato, contato com tudo e com todos os que fazem a “grande” propaganda mundial. Dividimos problemas, esclarecemos questões, enfim voltamos mais preparados para esse futuro próximo que já se avizinha”, disse o dono da Perfil 252, Cacá Moreno.
Na Big Apple, as visitas reuniram profissionais das agências RC Comunicação, Bolt Brasil, Perfil 252, Feeling, ProBrasil, Populus, New 360, Jchebly, DedéVilella, Press-a-Porter, Avellar MM e ETC, a agências de grande prestígio do mercado norte-americano, como Anomaly, Mother, 360i, Young&Rubicam, praticamente todas elas com atuação global. Além da oportunidade de entrar nas agências e conhecer o ambiente de trabalho, os participantes puderam se informar sobre o mercado e as mudanças nas estratégias de publicidade e relação com o cliente. “Tivemos a oportunidade de trocar experiências com um mercado mais maduro e constituído. O programa foi realizado sob medida para atender às mais exigentes expectativas”, declarou o presidente do Stetik Group, Euler Brandão.
Informações sobre inscrições, prazo e vagas disponíveis para as viagens estão disponíveis em www.alquimiabh.com.