Programação do Salão MICE ABEOC Brasil no Festuris inclui palestras e painéis diversificados
O Salão MICE ABEOC Brasil no Festival de Turismo de Gramado (Festuris) — de 7 a 10 de novembro — terá sala de capacitação com palestras e painéis sobre o setor de eventos. A programação abrange temas como turismo criativo, segmento MICE, viagens de incentivo, segurança em eventos, qualidade, sustentabilidade entre outros. Não há necessidade de inscrições, basta comparecer no horário desejado. O Salão MICE ABEOC Brasil também vai apresentar uma seleção de expositores diretamente ligados ao mercado MICE (Meetings, incentives, conferencing, exhibitions), e, no dia 8/11, 16h, haverá o lançamento da cartilha Evento Seguro.
Confira a apresentação dos temas e palestrantes
- Programa Turismo Criativo
Por Luis Fernando Moraes, Secretário de Turismo de Porto Alegre.
Dia 08/11, 14:30
Porto Alegre foi a primeira cidade brasileira a lançar um programa para o segmento de Turismo Criativo, lançado em junho de 2013. Oferece aos visitantes experiências de aprendizagem novas e singulares, de conteúdo local vinculado ao universo imaterial da cultura, da tradição, das artes e do ambiente efervescente da metrópole que é o portão de entrada da cultura gaúcha. O cardápio é diversificado em oficinas, cursos de curta duração entre outras atividades de desenvolvimento pessoal e de imersão no universo imaterial da cultura local.
Luis Fernando Moraes, Secretário de Turismo de Porto Alegre, é jornalista, e publicitário. Presidiu a Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores, articulou a criação de Porto Alegre. Healthcare, primeiro cluster de Turismo de Saúde do País, e é presidente da Associação Brasileira de Tursmo de Saúde- Abratus.
- Segurança para Eventos
Por Igor de Mesquita Pípolo, Consultor em Segurança em Eventos.
Dia 08/11, 15h.
O Brasil entrou definitivamente para a elite dos realizadores de eventos, não apenas esportivos, mas também políticos, artísticos e de negócios. Para produzir um evento com segurança a todos os envolvidos, é necessário identificar os fatores críticos de sucesso, analisar ameaças e impactos e a viabilidade financeira das medidas de segurança adotadas para o gerenciamento dos riscos. O foco das empresas produtoras de grandes eventos está na garantia de realização do evento, assim o Planejamento Preventivo revela-se como chave para o sucesso da proteção.
Igor de Mesquita Pípolo, DSE, ASE é CEO da Núcleo Consultoria (Brasil) e da Nucleo, Inc. (Estados Unidos). Professor convidado da Universidad Pontificia Comillas de Madrid/Espanha e da NJCU – New Jersey City University nos US. Sócio-fundador e Ex-Presidente da ABSEG – Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança, Ex-Presidente da ASIS – American Society for Industrial Security. Vivência na área de Eventos como Coordenador de Segurança e Serviços na TV Globo. É autor da publicação “Segurança de Eventos – Novas Perspectivas e Desafios para Produção”. Atualmente vive nos Estados Unidos onde desenvolve consultoria para empresas Americanas estabelecidas no Brasil. Colaborador do estudo denominado “Agenda Estratégia de Segurança para Grandes Eventos”, produzida pela FIESP. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8822128539298412
- Sustentabilidade em Eventos
Por Gisele Pereira, Especialista em Gestão de Marketing.
Dia 08/11, 16:15
A palestra tratará da sustentabilidade no contexto de megaeventos. Os megaeventos (Olimpíadas, Copa do Mundo de Futebol, Jogos Pan Americanos) constituem um dos segmentos de mais rápido crescimento no mercado mundial de turismo. No cenário brasileiro, os megaeventos têm recebido atenção especial pelo fato do país sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Por essa razão, é importante e necessário discutir os impactos de tais eventos em nossa sociedade. Para isso, será abordado o tema do legado e sua relação com a sustentabilidade, além de discutir resultados de pesquisas da palestrante relacionadas a megaeventos.
Gisele Pereira é Bacharel em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul/RS, Especialista em Gestão de Marketing pela Universidade Católica de Pelotas/RS, Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul/RS e Doutora em Hospitality, Leisure and Tourism Management pela Oxford Brookes University/Inglaterra. Foi professora no Curso Técnico em Guia de Turismo de Âmbito Nacional no SENAC Rio Grande/RS, no Curso Superior de Turismo Cultural da Universidade Católica de Pelotas/RS e no Curso de Bacharelado em Turismo da Oxford Brookes University na Inglaterra. Atualmente é professora no Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas/RS e colaboradora em projetos de pesquisa do Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul/RS e do Departamento de Planejamento da Oxford Brookes University/Inglaterra.
- Comitê MICE
Por Álvaro Machado, Gerente de Projeto Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.
Dia 08/11, 17:15.
A palestra busca demonstrar a importância do segmento MICE para o estado do Rio Grande do Sul. A ideia é mostrar as propostas construídas pela SETUR-RS no planejamento do segmento. Pela primeira vez o órgão oficial de turismo do RS se propõe a definir uma política pública para o segmento de Negócios e Eventos, discutindo inclusive seu papel nessa ação. A palestra buscará demonstrar essa realidade, a situação atual, as perspectivas, os desafios e apresentar a proposta da criação do Comitê MICE-RS. O segmento MICE tem demonstrado ser uma ótima possibilidade de organização final de destinos, possibilitando a inserção em um mercado cada vez mais exigente e altamente capacitado. A oferta de equipamentos para eventos diferenciados, o uso de tecnologia, a possibilidade de oferecer novos atrativos e novas vantagens na captação de eventos pode ser o diferencial para colocar o estado como o principal destino de eventos do MERCOSUL. Desenvolver uma política pública de apoio à captação de eventos em parceria com os Conventions Bureaux, com os organizadores de eventos, com as agências especializadas, com as governanças regionais e municipais, pode ser um novo e correto caminho no encaminhamento das propostas de desenvolvimento do MICE no RS.
Álvaro Machado, Gerente de Projeto da Secretária de Turismo do RS é biólogo, especialista em Ecologia Social e Mestre em Turismo pela Univ. de Caxias do Sul. Na Setur/RS gerencia os projetos de turismo e meio ambiente e, também, o projeto MICE. É professor das faculdades Integradas de Taquara onde coordena o Curso de Turismo. Integra o Conselho Estadual de Turismo.
- Viagens de Incentivo e os Eventos Motivacionais: Este é o momento para America Latina e Brasil?
Por Alejandro Verzoub, Presidente da AV Business & Communication – Argentina.
Dia 08/11, 18:15
Nesta palestra, Alejandro Verzoub, especialista internacional em viagens de incentivo e eventos motivacionais, ex-presidente do SITE 2012 (www.siteglobal.com) abordará quais as mudanças em curso no mercado receptivo e emissivo mundial e quais são as oportunidades que se apresentam para o mercado latino-americano e o brasileiro em particular. Verzoub vai compartilhar uma variedade de exemplos e cases originais desenvolvidos para viagens de incentivo e eventos em todo o mundo.
Alejandro Verzoub é presidente da AV Business & Comunicação SA, a primeira “Full Service Incentive & Marketing Company” da Argentina. Colunista e conferencista internacional sobre motivação, fidelização e eventos corporativos. Sócio fundador da ALAPRO (Associação Latino-americana de Profissionais de Promoção) da Global Incentive Net. Membro d International Board e Presidente do Capítulo para América do Sul da SITE(society of Incentive & Travel Executives ). Presidente da Siteglobal para o ano 2012.
- Case Belo Horizonte: O Trabalho em Rede para a Valorização e Consolidação do Destino para o Segmento MICE
Por Thadeu Chaves Tolentino Neves, Gerente do Programa BID Turismo de Negócios de Belo Horizonte e Monnica de Monteiro – Presidente da ABEOC Brasil – Estadual Minas Gerais.
Dia 09/11, 17h00
O objetivo da apresentação deste case é de Belo Horizonte é mostrar a ação de desenvolvimento de um trabalho em rede da cadeia produtiva do turismo de eventos local. E explicitar as principais lições aprendidas (erros) e melhores práticas (acertos) para que experiência realizada em BH possa ser útil a outros destinos no trabalho de captação, promoção e realização da eventos de forma integrada e planejada em conjunto.
Thadeu Chaves Tolentino Neves é formado em administração de empresas e pós graduado em turismo regional, com ênfase na Estrada Real, coordenou diversos projetos ligados ao desenvolvimento territorial e ao turismo, envolvendo setores como vinhos, cachaça, gemas e jóias, artesanato e queijos especiais. Trabalhou no Instituto Estrada Real e no Instituto Euvaldo Lodi, entidades ligadas ao Sistema FIEMG, e coordena desde 2008, pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o Programa de Turismo de Negócios e Eventos de Belo Horizonte e região.
Monnica de Monteiro é diretora da LYRIUM Eventos, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, especialista em Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais. Lecionou durante quatro anos Produção e Organização de Eventos na PUC Minas Campus São Gabriel e Coração Eucarístico. Atual Presidente da ABEOC MG, membro do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais – CET, Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e Conselho de Turismo da ACMinas – Associação Empresarial e Comercial de Minas Gerais.
Conheça a grade de painéis e os painelistas
- Dia 09 de novembro
· 14:30h às 15:15h
Programa de Qualidade ABEOC Brasil
Luiz Carlos Barboza, Consultor do Programa de Qualidade
Ana Clévia Guerreiro, Gerente Adjunta da Unidade de Serviços do SEBRAE NACIONAL
Luiz Carlos Barboza, Consultor do Programa de Qualidade
Sócio da LCB Consultoria Organizacional, já executou serviços para entidades empresariais, isntituições gorvenamentais e organizações do terceiro setor, como: Conf. Nacional da Indústria, Conf.Nacional do Turismo, ABEOC, Instituto Brasileiro do Vinho e SEBRAE. Foi diretor Técnico do Sebrae Nacional de 2003 a 2010. Ministra palestra em eventos nacionais e internacionais.
Ana Clévia Guerreiro, Gerente Adjunta do SEBRAE Nacional
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Pós-graduada em Consultoria para pequenos negócios pela USP. Mestre em gestão de negócios turistica pela Universidade Estadual do Ceará. Entre 2007 e 2011 coordenou o programa nacional de regionalização no Ministério do Turismo.
· 15:30h às 16:15h
Painel: O Mercado de Eventos no Brasil
Anita Pires, Presidente Nacional ABEOC Brasil
Alexandre Sampaio, presidente do Conselho de Turismo da Confedereção Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo
Alexis Thuller Pagliarini, President-Elect da MPI
Anita Pires, Presidente Nacional ABEOC Brasil
Professora, assistente social, jornalista e empresária. Ocupou cargos em Florianópolis e no Governo de SC. Fundou a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais da Região Metropolitana de Florianópolis. Coordenou o Programa Meu Lugar em paraceria com o PNUD/Nações Unidas. Sócia na empresa Pires & Associados, foi presidente da ABEOC de Santa Catarina.
Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA — Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação
Presidente da FBHA, uma das entidades mais representativas da hotelaria brasileira e Presidente do Conselho de Turismo da CNC — Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Eleito pela Revista Eventos em 2013 como “Líder da Indústria de Eventos”.
Kito Mansano, Presidente Nacional da AMPRO
A Associação Nacional de Marketing Promocional tem por objetivo de reunir e representar todos segmentos de marketing promocional do pais. O foco é a valorização, desenvolvimento e fortalecimento do marketing promocional, no Brasil e no exterior. Busca a regulação da atividade promocional no país. Kito também é Diretor da Rock Comunicação.
Alexis Pagliarini, Presidente da MPI
Alexis é o Presidente eleito paa 2014 da MPI-Meeting Professionals Internacional- Chapter Brazil. Com 25 anos de experiência. Pagliarino é Diretor de Marketing e Relações Corporativs do Sheraton São Paulo WTC Hotel e do WCT Centro de Eventos.
Toni Sando, Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau
Toni Sando tem em seu currículo graduação em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), pós-graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), além de MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Seu histórico profissional inclui destacadas atuações nas áreas de operações, marketing, produtos e negócios no mercado financeiro (bancos Noroeste, Nacional e Unibanco). Durante sete anos dedicou-se à área de marketing da Accor Hotels na América do Sul.
[Publicado por Revista Eventos, 05/11/2013; Turismo de Negócios BH, 05/11/2013]