Porto Alegre sediará dois grandes eventos em dezembro

[Por Revista Eventos, 02/10/2013]
A prefeitura de Porto Alegre, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e em parceria com o Instituto Latino Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Ilades), realizam entre os dias 8 e 10 de dezembro o 1º Encontro dos Gestores Públicos de Limpeza Urbana das Capitais e o 1º Fórum Internacional de Gestão de Resíduos Urbanos. Os detalhes dos eventos e a importância de a Capital fomentar o debate nacional e internacional foram explicados na manhã desta terça-feira, 1, à imprensa no Sheraton Hotel Porto Alegre.
O prefeito em exercício, Sebastião Melo, destacou que o desafio é pensar globalmente e agir localmente. “A limpeza urbana, o trânsito e outros desafios fazem parte do dia a dia das cidades, que cresceram desordenadamente e enfrentam problemas orçamentários. O que pretendemos é ver como outras capitais estão enfrentando este desafio e mostrar como estamos enfrentando questões como focos irregulares de lixo e novas oportunidades para carroceiros”, destacou. Melo disse ainda que o serviço tem de ser eficiente, mas que sem o comprometimento da população não há como avançar.
O diretor-geral do DMLU, André Carús, destacou a importância do diálogo com outras capitais. “Esta articulação nacional é necessária para que tenhamos, por exemplo, um financiamento sustentável da limpeza urbana. Vamos munir o prefeito José Fortunati para que este debate, que envolve educação, serviços e marcos regulatórios, também seja inserido na Frente Nacional dos Prefeitos.”
O presidente do Ilades, Marcino Fernandes Rodrigues, disse que o momento é propicio para discutir políticas públicas e utilidade das leis. “Grande parte da Politica Nacional de Resíduos Sólidos não foi implementada nas cidades. Nossa meta é contribuir de forma prática, com casos internacionais de sucesso, como os de Londres e Chicago, e troca de experiências entre as capitais”, destacou.