Porto Alegre realiza 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo

[Por Revista Eventos, 18/10/2013]
O evento irá reunir, no Theatro São Pedro, cerca de 600 participantes inscritos de vários estados brasileiros, entre gestores e profissionais de organizações turísticas públicas e privadas, professores e estudantes universitários, jornalistas especializados, entre outros públicos interessados no tema que será abordado em palestras, painéis e mesas redondas. A abertura está marcada para às 14h pelo prefeito da capital gaúcha, José Fortunati, e o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, com a presença de autoridades estaduais, secretários e dirigentes de Turismo de capitais e destinos indutores do Turismo no país, dirigentes de entidades do setor, entre outros convidados.
A realização é da Secretaria Municipal de Turismo da capital e tem o apoio da Organização Mundial de Turismo, Unesco, ministérios do Turismo e da Cultura, Creative Tourism Network e de entidades nacionais como Sebrae, Famurs, Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), ABIH-RS e Instituto pela Produção, Emprego e Desenvolvimento Social (Iped). Primeira cidade a organizar um programa de Turismo Criativo no Brasil, Porto Alegre tem o objetivo de disseminar conhecimento no mercado sobre o novo segmento e estimular outros destinos do país a aderir à nova prática.
Turismo Criativo é um segmento ainda novo, mas que começa a ocupar um nicho do turismo global. Diferente do turismo tradicional, a vertente criativa consiste em oferecer aos turistas experiências de aprendizagem e de participação ativa em oficinas e atividades que os coloquem em contato direto com características da cultura e das tradições locais. Destinos turísticos de peso como Barcelona, Ibiza, na Espanha, Paris e Biot, na França, Quebec, no Canadá, e Santa Fé, no Novo México/EUA, além de cidades da Guatemala, Áustria e Tailândia, já são referências de viagem para este novo perfil de turista.
Conferencistas – A palestra que abrirá a programação do evento será do professor de Estudos de Lazer da Universidade de Tilburg (Holanda) e um dos criadores do conceito de Turismo Criativo, Greg Richards, que abordará o Turismo Criativo como um novo futuro para as comunidades locais e os destinos alcançarem maior competitividade frente aos sinais de fadiga e de baixo retorno que os modelos convencionais de Turismo já apresentam no mundo. Richards é consultor de várias organizações públicas e privadas para implementação do Turismo Criativo.
O primeiro dia do evento terá ainda o painel da responsável pelo programa de Turismo Criativo de Barcelona, Caroline Couret, que apresentará a Creative Tourism Network, rede que dirige e à qual estão associados destinos de Turismo Criativo no mundo. Com formação em Gerenciamento da Cultura e pós-graduada em Políticas Culturais, Caroline é a consultora da Associação Internacional de Turismo Criativo, responde pelo Departamento Internacional da Fundació Societat i Cultura (FUSIC), fundação cultural de Barcelona e gerencia projetos do Conselho da Cidade de Barcelona (Barcelona City Council).
Conselheira municipal e prefeita pro tempore de Santa Fé, Novo México (EUA), figura central na criação do Plano de Desenvolvimento Econômico de Santa Fé com foco em artes culturais e turismo, Rebecca Wurzburguer apresentará a experiência de Santa Fé em Turismo Criativo e da inscrição de Santa Fé no Programa Cidades Criativas da UNESCO. A programação do primeiro dia do evento será encerrada com a mesa redonda Cidades Criativas, Economia Criativa e Empreendedores Criativos, com a participação de Lala Deheinzelin, uma das pioneiras da economia criativa no Brasil e Cláudia Sousa Leitão, ex-secretária da Economia Criativa, no Ministério da Cultura. Na quarta-feira, 23, a programação será retomada a partir das 9h.
Pioneirsmo – Porto Alegre se tornou a porta de entrada deste novo segmento no Brasil com a organização de uma rede de 30 parceiros no programa Porto Alegre Turismo Criativo. Lançado em julho deste ano pela Secretaria Municipal de Turismo, o novo segmento já oferece ao turista, por meio do portal www.portoalegrecriativa.info, a possibilidade de realizar oficinas diversas em ateliês de artes visuais, de arte urbana e de artesanato que utilizam elementos locais, aprendam danças gaúchas e a montar um chimarrão em CTGs da capital e a preparar um churrasco. Várias outras oficinas estão em estruturação e irão ampliar a oferta de experiências ao turista nos campos da educação e tecnologia social, música, literatura, moda & design e multimídia. O programa Porto Alegre Turismo Criativo tem a parceria das secretarias municipais de Cultura, Governança, Inovapoa e Indústria e Comércio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *