Piauienses participam de encontro internacional de negócios

[Por Sebrae, 30/09/2013]
Representantes de dez empresas piauienses participarão do XVII Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), que começa nesta quarta-feira (2) e segue até sexta-feira (4), no Centro de Negócios do Sebrae no Ceará. O evento tem como objetivo fomentar o contato direto entre empresas compradoras estrangeiras e fornecedoras estabelecidas na região Nordeste, de forma a contribuir para a inserção de pequenos negócios no mercado internacional.
“O EINNE é uma ação que facilita a exportação e divulgação dos serviços e produtos das pequenas empresas nordestinas”, comenta o gerente de Atendimento Individual e Mercado do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.O evento também é uma oportunidade de relacionamento com empresas de importação de matéria-prima e insumos, propiciando aos pequenos negócios uma avaliação mercadológica de seus produtos sob o ponto de vista de outros mercados.
Casa e decoração, moda (moda praia, confecções, bijuteria, sapatos e bolsas), beleza e saúde (cosméticos, saneantes, fitoterápicos, produtos naturais e fármaco), alimentos e bebidas, construção civil são os setores participantes do encontro internacional. Na programação do EINNE consta a realização de encontros e rodadas de negócios, além de um seminário.
Do Piauí, marcarão presença no evento empresas dos segmentos de agronegócios, confecção, opala e artesanato. Os empresários terão folder e catálogo de produtos para apresentar aos compradores internacionais. Estarão presentes nas rodadas importadores da África do Sul, Angola, Arábia Saudita, Cabo Verde, Emirados Árabes, Estados Unidos, Moçambique, Panamá, além de países da União Européia e Mercosul.
Como forma de preparo, os empresários do Piauí participaram de capacitações no Sebrae. Durante a fase de preparação foi elaborado um diagnóstico das empresas. O foco foi qualificar os pequenos negócios para o mercado externo, verificando a competitividade dos produtos, escala de produção e capacidade de atendimento aos mercados.
Os empresários também participaram de oficinas e cursos, a exemplo do Planejando para Internacionalizar e Procedimentos Básicos de Exportação. No Workshop Comércio Exterior, as empresas tiveram a possibilidade de conhecer estratégias e técnicas de negociação, bem como, os procedimentos para exportação.
Visibilidade
A empresa Moreth, do segmento de moda e confecção, foi uma das selecionadas para expor e comercializar suas peças no EINNE. De acordo com Leonardo Mesquita Rego, responsável pelo setor de criação da empresa, participar desse evento será importante para dar maior visibilidade aos produtos desenvolvidos no Piauí. “Poderemos mostrar a diversos empresários do Brasil e de outros países a qualidade da nossa produção, abrindo assim a possibilidade de acesso a novos mercados”, destaca Leonardo. Entre os itens que a Moreth vai apresentar no encontro internacional estão peças em jeans e moda casual feminina. A Moreth está no mercado há 17 anos. Os colaboradores da empresa participam de cursos, consultorias e oficinas ofertadas pelo Sebrae.
O EINNE
O Encontro Internacional de Negócios do Nordeste foi idealizado pelo Sebrae no Ceará, há 16 anos. Antes, o evento era realizado somente em Fortaleza, mas desde 2011, tornou-se itinerante na região Nordeste, o que fortalece o circuito das grandes feiras internacionais.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui