Mapa turístico do Rio Grande do Sul ganha mais 14 regiões

[Por Hôtelier News, 17/10/2013]
Como publicado recentemente pelo Hotêlier News, o mapa turístico do Brasil está sendo redesenhado pelos 27 Estados brasileiros, de acordo com as novas diretrizes do Programa Nacional de Regionalização do Turismo. Com a mudança, o Estado do Rio Grande do Sul passa a ter 14 novas regiões, de acordo com análise da vocação das cidades.
Os 497 municípios considerados turísticos pelo estado foram reagrupados em 25 regiões, antes da modificação o Rio Grande do Sul possuía somente 11. Uma das mudanças mais significativas foi a subdivisão da serra Gaúcha em cinco localidades menores: Hortênsias, Rota das Araucárias, Paranhana, Uva e Vinho e Campos de Cima da Serra.
De acordo com Maximilianus Pinent, diretor de desenvolvimento turístico do Rio Grande do Sul, ao reagrupá-las de acordo com a sua real vocação, as regiões ganham representatividade, passam a desenvolver roteiros integrados e a ter atenção especial em políticas públicas.
O diretor afirma que até o ano passado, as divisões associavam cidades com vocações bem diferentes, como Casca e Vanini, antes agrupada na região Uva e Vinho e agora realocada em Cultura e Tradição. O mesmo acontecia com Piratini, antes na região campeira de Costa Doce, agora na região do Pampa.