Intenção de viagem bate recorde em setembro

[Por MTur, 10/10/2013]
Se depender da vontade dos brasileiros, os destinos nacionais estarão aquecidos nas férias de verão. É o que revela uma pesquisa do Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, segundo a qual 74,1% dos brasileiros que declararam a intenção de viagem devem escolher um destino no país. A sondagem também revela que setembro registrou o maior índice de intenção de viagem do ano, com 32,1% de respostas positivas.
Até então, junho e julho apareciam com os índices mais altos na Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, realizada mensalmente para avaliar a disposição de viagens em um universo de seis meses.
A maioria dos brasileiros (73,6%) afirmou que deseja visitar destinos fora da sua região de residência. O região Nordeste aparece em quase metade das intenções de viagem (48,8%), seguida pelo Sudeste (18,5%) e Sul (17,9%). A intenção de viajar para o exterior apresentou um dos mais baixos percentuais do ano, 23,4%, próximo ao verificado em janeiro, de 23,3%.
A pesquisa é realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com dois mil entrevistados em seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A sondagem faz também a segmentação do público por renda familiar, faixa etária, grau de instrução, local de residência e gênero.