Hotelaria de Teresópolis (RJ) se reúne na CNC

[Por CNC, 30/10/2013]
Empresários e Hoteleiros de Teresópolis, cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizam hoje, 30 de outubro, o 1º Showcase da Hotelaria Teresopolitana na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O objetivo do evento é apresentar os hotéis da região como destinos para o turismo corporativo, para a realização de eventos, treinamentos ou a premiação de funcionários com o turismo de incentivos.
Desde a tragédia que ocorreu em 2011 na Região Serrana, quando fortes chuvas provocaram desmoronamentos de terra em alguns municípios, atingindo um bairro de Teresópolis, o turismo teve uma queda de 30% a 40%, informou o secretário de Turismo, Henrique Carregal. “A queda foi muito grande nos índices de ocupação. Só em 2013 começou a melhorar, e recuperamos cerca de 7%”, disse Carregal. A estratégia da cidade é aproveitar tudo que já tem, como infraestrutura hoteleira de ponta, gastronomia local, natureza exuberante, com florestas e montanhas, hospitalidade e logística e investir nas empresas como opção para recuperação do turismo local na temporada de 2014. “Nossos preços também são mais competitivos que os de cidades praianas, e isso tudo a uma hora e dez minutos de carro do centro do Rio”, afirmou o secretário de Turismo do Município.
A iniciativa reuniu 15 hotéis que têm infraestrutura para eventos corporativos e que participam do Sistema Municipal de Turismo (Simtur), criado pela Secretaria Municipal de Turismo para planejar e gerir as iniciativas do setor por meio da participação do empresariado. O subsecretário de turismo de Teresópolis, Eduardo Mielke, explica que o trabalho propõe um desenvolvimento turístico responsável. “A sociedade brasileira vê o Estado como pai e mãe. No turismo isso não funciona, porque ele é realizado, em grande parte, pelos empresários. Eles são os mais indicados para vender o hotel e o destino”, explica.
O evento contou com uma mostra dos hotéis e uma palestra sobre a importância de as organizações trabalharem e investirem na qualidade de vida dos funcionários. Durante a apresentação, a administradora Marcia Bontorim falou de um conjunto de ações que permitem prevenir doenças, garantindo a saúde física e mental dos colaboradores, despertando o interesse por hábitos saudáveis e, ao mesmo tempo, estimulando a motivação e o sentimento de pertencimento.
O 1º Showcase da Hotelaria Teresopolitana foi realizado em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), a Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), a Federação de Convention e Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FCVB-RJ), o Teresópolis Convention & Visitors Bureau (TCVB) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e com o apoio da CNC.