Crateús (CE) receberá Centro de Eventos

[Por Diário do Nordeste, 16/10/2013]
O grande público e o sucesso da 26° Feira de Negócios da Região de Crateús (Fenecrat), realizada entre os últimos dias 10 e 12, despertou entre as autoridades e os empresários locais a necessidade da construção de um Centro de Eventos neste município, situado na região do Sertão do Inhamuns do Ceará.
O projeto já vinha sendo discutido, e está em andamento. Comporá o planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, para 2014. A informação é do titular da pasta, Lourenço Torres.
De acordo com o secretário, o projeto está sendo elaborado por técnicos da pasta e a expectativa é de que seja incluído nas obras municipais ano que vem.
“Já sabemos da necessidade de um equipamento desse porte para Crateús, pois a cidade cresceu muito e recebe a demanda de toda a região. E agora, com o crescimento da Fenecrat, evento já tradicional no calendário do município, é que percebemos mesmo que o município precisa de um centro de eventos. O projeto já está sendo gestado dentro da Secretaria e em conversa com empresários e parceiro. Vamos batalhar pela efetivação no ano que vem”, frisa Torres.
Recorde
Para ele, a Feira foi uma das maiores dos últimos anos e consolida o potencial da cidade como polo para grandes eventos no agronegócio na região.
“Crateús é a cidade polo da região e tem todo potencial de sediar grandes eventos em várias áreas, especialmente no setor do agronegócio. E o centro de eventos será o local ideal para abrigar feiras e grandes eventos”, destaca.
Para o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a construção do equipamento é importante para o município e para toda a região.
“Considero uma obra positiva e necessária para a região, cuja vocação é o agronegócio, comércio e serviços. Passaria assim a poder realizar ainda melhor os eventos já tradicionais e a receber grandes eventos, potencializando o desenvolvimento econômico”, enfatiza a analista do órgão, Luziran Rosa.
Rosa adianta ainda que o Sebrae realizou ano passado uma pesquisa junto ao empresariado local, que sinalizou com o anseio pela construção da obra na cidade. “Realizamos um levantamento em 2012 e o público pesquisado, no caso, empresários da cidade citaram o centro de eventos como um equipamento necessário à cidade”, informa.
A 26ª Feira de Negócios da Região de Crateús é realizada anualmente no município pelo Sebrae, com apoio da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Prefeitura Municipal, Este ano movimentou negócios estimados em R$ 400 mil, sendo R$ 150 mil durante o evento e R$ 250 mil em negócios após a realização do encontro.
A Feira tem uma ação impactante, que promove e prospecta o mercado dos micro e pequenos empreendedores da Região dos Sertões dos Inhamuns/Crateús.
A Feira de Negócios da Região de Crateús é multissetorial e insere em um mesmo espaço, diversos segmentos da indústria, comércio, serviços e artesanato, como espaço do artesanato, ilha da beleza, oficina de moto modelo.
No local há espaço também para projeto de sustentabilidade. Além de apresentações culturais de grupos de danças, músicas, show de humor e desfiles. Este ano a Feira recebeu a participação de 82 expositores. A analista do escritório local do Sebrae informou ainda que em 2014 o órgão iniciará na cidade de Crateús um projeto de revitalização do centro comercial. A ideia é pesquisar junto aos empresários as necessidades e anseios quanto à melhoria do centro comercial do município.
Revitalização
O diagnóstico será realizado, e a partir daí o Sebrae começa a ação, que conta com a escolha de uma área do centro para ser revitalizada. Pelo projeto são trabalhadas as calçadas, ruas, fachadas das empresas, layout, da área escolhida com vistas a servir de modelo. Segundo Rosa, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas trouxe a ideia de outros Estados e está implantando no Estado do Ceará. Nesta região, os municípios de Tauá e de Crateús serão beneficiados.