Brasil é apresentado para 300 agentes portugueses
[Por Aquarela 2020, 22/10/2013]
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em parceria com as operadoras Exótico Online e Solférias, com apoio da companhia aérea TAP, realiza em Portugal, uma rodada de negócios direcionada às agencias de viagem com o objetivo de promover o destino turístico Brasil no mercado português. O evento, que começou terça-feira (22), em Porto, passará por Coimbra (23) e Lisboa (24), e terá a presença de cerca de 300 agentes de viagem selecionados de acordo com suas potencialidades de venda.
A programação conta com apresentações sobre todos os segmentos turísticos brasileiros destacados no Plano Aquarela (publicação que direciona o trabalho da Embratur na divulgação internacional do Brasil), com enfoque nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 e seus arredores.
Portugal é o décimo emissor de turistas para o Brasil. Em 2012, 168.649 portugueses escolheram o País como destino. É também o país europeu de maior oferta de conexão aérea para o Brasil com voos da TAP – de Lisboa para Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Campinas, Salvador, São Paulo, e de Porto para Rio de Janeiro e São Paulo, com um total de 74 frequências semanais. Assim, um dos focos da Embratur é trabalhar na capacitação dos agentes de viagem para aumentar o conhecimento acerca dos produtos turísticos brasileiros e suas diversidades.
“A nossa participação nesse mercado, de forma prioritária e atuante, é importante também para que haja continuidade nos trabalhos de promoção e divulgação do Brasil como destino turístico aproveitando a proximidade com a Copa do Mundo no Brasil em 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro em 2016”, explicou Leila Holsbach, diretora de Mercados Internacionais da Embratur.
Segmentos escolhidos
Em 2012, os principais destinos procurados pelos portugueses em viagens a lazer no Brasil foram os relacionados aos segmentos Sol e Praia (60,3%), Cultura (20,6%), Natureza, Ecoturismo ou Aventura (15,1%). Por isso, a participação do Instituto será focada nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, nos segmentos citados e na divulgação do produto Festas Juninas (grandes festas populares das regiões Norte e Nordeste) porque são festejos que coincidirão com a Copa do Mundo 2014.
O segmento de Sol e Praia ainda é o mais procurado pelo turista português. Como estratégia de diversificação, além do segmento de ecoturismo, a apresentação do Brasil nesses roadshows fortalecerá a imagem do país como destino cultural e criará uma estratégia de promoção internacional do segmento.