6º Bem Hospedar traça panorama do mercado de eventos na hotelaria

[Por Revista Hotéis, 14/10/2013]
A 6ª edição do Bem Hospedar, evento promovido pelo Centro Europeu e organizado pelos alunos de Hotelaria Design & Eventos da instituição no último dia 10 de outubro traçou o panorama do mercado de eventos na hotelaria e apresentou tendências e gargalos do setor. As conclusões dos especialistas que estiveram no evento, que aconteceu no Hotel Four Points by Sheraton, em Curitiba (PR) foram de que o Brasil está na mira do mercado de eventos internacionais e tem potencial para tornar-se um destaque no setor, mas a falta de mão de obra qualificada e infraestrutura adequada pode retardar estes avanços.
Durante a abertura do evento, a diretora de turismo do Instituto Municipal de Turismo, Cristiane Santos, destacou o potencial do mercado em Curitiba ao afirmar que cerca de 60% dos turistas vêm à cidade para participar de reuniões ou eventos, segundo pesquisas realizadas em 2012. Para aproveitar este mercado promissor, a inovação é um importante fator – segundo o palestrante Julio Cosentino, diretor da Hoffmann, eventos têm que marcar e surpreender sempre, pois somente experiências impactantes têm força para serem bem sucedidas no mercado.
Julio Urban, diretor da Idealiza Eventos, comentou ainda que “profissionais e empresas de eventos precisam ser consistentes na qualidade, apresentar soluções e encantar os participantes”. Segundo Elenice Zaparoli, diretora de eventos do Convention & Visitors Bureau de São Paulo, o mercado está mais exigente, mas o Brasil está preparado para atender esta demanda.
Para realizar a 6ª edição do Bem Hospedar, os 21 alunos do curso de Hotelaria, Design e Eventos formaram comissões que abrangeram aspectos financeiros, produtivos e comunicacionais do evento. Segundo a responsável pela Comissão de Marketing e Divulgação do evento, Tânia Coelho, os maiores desafios foram a captação de recursos e a busca por profissionais expoentes da área – os quais, porém, foram superados: além dos palestrantes de renome, o grupo conseguiu custear todo o evento com recursos próprios, conta ela.