Turismo: o Brasil está em obras

[Por MTur, 09/09/2013]
O Ministério do Turismo divulga, nesta segunda-feira (9), publicação com algumas das obras custeadas pela pasta nos 26 estados brasileiros e no DF. São projetos concluídos, em andamento ou aptos a iniciar, que somam aproximadamente R$ 620 milhões em melhorias ao setor. A cartilha também traz um panorama dos investimentos regionais, com número de obras e valor dos repasses ativos por estado.
No texto de apresentação do livro, o ministro Gastão Vieira associa os bons resultados da pasta aos ganhos em qualidade de vida, ao legado de infraestrutura herdado pela população e à qualificação do turismo receptivo. “Obras de infraestrutura são um dos pilares da política de desenvolvimento do turismo no Brasil. Elas geram mais empregos e ajudam a combater as desigualdades regionais”, avaliou Vieira.
O programa de investimento em infraestrutura turística do MTur tem por objetivo identificar as necessidades locais, com base na análise de oferta e demanda, criando condições para a expansão das atividades econômicas ligadas direta ou indiretamente ao setor. Entre as 14,5 mil obras contempladas pela pasta nos últimos 10 anos, estão centros de eventos e convenções, centros de atendimento ao turista (CATs) e postos de informações turísticas (PITs), terminais rodoviários, sinalização turística, acessibilidade, aeroportos, revitalização de patrimônio histórico e projetos de remodelação urbanística.
A consulta às obras apoiadas pelo Ministério do Turismo em todo o país é pública pelo Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse Siacor. A ferramenta digital pioneira no governo federal garante acesso, a qualquer internauta, ao andamento das obras executadas com recursos do MTur em mais de 4,4 mil municípios brasileiros. O objetivo é dar transparência à gestão e aplicação de recursos da pasta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *