Sistema de controle de obras é apresentado na Câmara

[Por MTur, 19/09/2013]
O Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor), do Ministério do Turismo (MTur), foi apresentado nesta quinta-feira (19) na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, em Brasília, pelo diretor de Gestão Estratégica do MTur, Ítalo Mendes.
A ferramenta, desenvolvida no próprio ministério e aberta à sociedade, permite o monitoramento dos contratos realizados para a execução de obras de infraestrutura em todo o país.
O Siacor também facilita a comunicação do ministério com os governos estaduais, municipais e órgão de controle, como a Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União.
Por meio do programa, a população pode monitorar o quanto foi liberado pelo MTur, quanto a empreiteira contratada já recebeu e o percentual executado da obra. É possível verificar as obras finalizadas e em andamento por estado.
De acordo com Ítalo Mendes, o programa é um dos esforços do MTur para a melhor aplicação dos recursos públicos. “O sistema permite transparência na gestão dos recursos da pasta”, explicou o diretor.
O MTur investiu R$ 7 bilhões desde 2001 em 18 mil projetos de 4,4 mil municípios. Mais de 60% das obras já estão concluídas. “O sistema mostra a evolução do ministério ao colocar à disposição informações em tempo real aos cidadãos e órgãos de controle”, disse o deputado Edio Lopes, integrante da Comissão.
O programa foi desenvolvido por servidores da Secretaria Executiva do ministério em 2011 para obter um controle mais sistêmico das obras realizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *