Rock in Rio atrai 273 mil turistas para a capital

[Por MTur, 13/09/2013]
O Rio de Janeiro estará movimentado a partir desta sexta-feira (13) até o domingo (22.09). É que hoje começa a 13ª edição do Rock in Rio, que traz para a capital carioca atrações como Sepultura, Ironmaiden e Ben Harper. Os ingressos se esgotaram em abril e foram cerca de 595 mil entradas vendidas. Desse total, 46% (273.700) destinados a pessoas de fora da capital, ou seja turistas.
O Rio é o destino preferido de estrangeiros a lazer no país e o segundo preferido para negócios por esse público, segundo pesquisa Demanda Turística Internacional de 2012 do Ministério do Turismo. No quesito viagens domésticas, a cidade também é a mais visitada por brasileiros. O Rio de Janeiro tem tradição na organização de grandes eventos, como a Jornada Mundial da Juventude, que reuniu 617 mil turistas na capital e a Copa das Confederações que reuniu 84.500 visitantes nos três jogos realizados na capital. “O turismo de eventos tem crescido, cada vez mais no Brasil. Em 2012 as empresas organizadoras de evento registraram 16,2% de aumento no faturamento em relação ao ano anterior. O mercado deve estar atento e se estruturar para trabalhar com este público”, comentou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
De acordo com estudo divulgado pela RioTur, empresa pública de turismo do Governo Rio de Janeiro, o Rock in Rio 2013 terá um impacto econômico de cerca de US$ 482 milhões na capital, ganho 15% superior a edição anterior, realizada em 2011. A estimativa de gastos dos turistas na cidade é de US$ 246 milhões (excluindo ingresso e transporte até a cidade do rock). O festival vai gerar cerca de 18 mil empregos diretos e indiretos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *