Primeiro site de crowdfunding do País é focado no turismo sustentável

[Por Brasilturis, 31/08/2013]
Tomar um banho de cheiro com ervas da Amazônia paraense. Ficar frente a frente com o Mico-Leão-Dourado no meio da mata – a 2 horas do Rio de Janeiro. Aprender o ofício da cerâmica com as artesãs do Vale do Jequitinhonha. Navegar por igarapés do Rio Negro com um guia que sabe imitar o canto de mais de 30 pássaros locais.
Quem acessar o site garupa.juntos.com.vc, a partir de 2 de setembro, vai descobrir que essas iniciativas existem de fato – e foram idealizadas por associações comunitárias, negócios sociais e ONGs de cada um destes destinos. “Nosso objetivo na Garupa é conectar pequenos empreendedores que tenham projetos inspiradores a pessoas que querem financiar iniciativas por um turismo mais consciente e responsável”, diz o diretor Executivo da organização, Demian Takahashi.
Com a plataforma Garupa, essas experiências vão ficar ainda mais instigantes e sustentáveis. Quem visita o site pode assistir a vídeos com a história dos empreendedores e seus projetos, pode espalhar algumas das ideias para a sua rede de contatos e conhecer detalhes das campanhas de arrecadação – como a meta em dinheiro e o prazo para doações. Para doar, basta escolher uma faixa de preço e fazer a transação pelo próprio site. O dinheiro só é repassado ao dono do projeto caso 100% do valor seja atingido no prazo da campanha, que dura no máximo 60 dias.
Como em outros portais de financiamento coletivo, o empreendedor promete uma recompensa para cada faixa de valor doado, para selar a conexão entre apoiador e apoiado. Na Garupa, as recompensas podem ser desde uma receita da culinária tradicional daquela comunidade ou um suvenir artesanal até a viagem em questão. “Apoiar um projeto financiado coletivamente na Garupa é mais do que somente doar dinheiro, é dar o seu apoio moral à iniciativa, e sinalizar que é aquele o tipo turismo que você quer vivenciar e ver florescer no Brasil”, declara Takahashi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *