Prêmio Caio: inscrições crescem mais de 30%

[Por Portal da Propaganda, 11/09/2013]
Cenografia foi a categoria com maior número de cases inscritos na edição de 2013.
A maior premiação da Indústria Brasileira de Eventos chega à sua 14ª edição com novo recorde de trabalhos inscritos. São 324 cases concorrentes ao Jacaré neste ano, contra 246 em 2012, um aumento de 31,7%. O número de empresas participantes também cresceu 34,4%, passando de 58 para 78, sendo 35% participantes da premiação pela primeira vez. “De outro lado, 65% das empresas que concorrem nesta edição, já concorreram em edições anteriores da premiação. Este índice de retorno é muito alto e reforça a credibilidade da premiação junto ao mercado”, afirma Sergio Junqueira Filho, diretor da Eventos Expo Editora e coordenador de Inscrições do Prêmio Caio 2013. “Quando a empresa vencedora sabe trabalhar a conquista do Jacaré no pós-evento, dificilmente ela fica de fora da edição seguinte, pois a vitória repercute em diversas frentes: reconhecimento junto ao mercado e à clientes, motivação da equipe de trabalho, valorização do portfólio da empresa. E isto traz resultados muito positivos, até mesmo econômicos”, complementa.
Das 27 categorias nos segmentos de Eventos e Serviços, a que ganhou maior destaque na edição de 2013 foi a de Cenografia, com cerca de 40 trabalhos concorrentes. Do volume total de cases inscritos, 56% se inscreveram no Segmento de Eventos e 39% em Serviços. Já a 4ª edição do Prêmio Caio Sustentabilidade, o “Jacaré Verde”, registrou crescimento de 41% em relação às inscrições de 2012. Há ainda os segmentos de Empreendimentos e Destinos para Eventos de Pequeno, Médio e Grande Porte, cujas inscrições são automáticas e concorrem os principais Hotéis, Resorts, Centros de Convenções e Espaços para Eventos do país.
Para a presidente do júri do Prêmio Caio, Elza Tsumori, coordenar a premiação, “em meio a um universo que mescla imensa diversidade cultural e tendências sociais em momentos únicos de êxtase” é um desafio constante. Imaginem acompanhar e avaliar a oscilação das técnicas e tecnologia; a criatividade e a excelência em serviços; o talento dos profissionais e a visão dos lideres setoriais até a acirrada concorrência dos diversos equipamentos disponíveis no Brasil todo. É nesta transversalidade que dezenas de jurados analisam e selecionam os melhores trabalhos e personalidades. Uma grande responsabilidade para todos nós jurados.”
Os trabalhos inscritos passam pelo crivo de importantes especialistas do segmento. Além da avaliação dos cases, o Conselho de Jurados também indica profissionais para concorrerem ao prêmio máximo dos setores de eventos e turismo, o Grand Prix, e elege os melhores e mais significativos profissionais desses segmentos. Na edição de 2012, participaram do júri representantes de diversas empresas e entidades, como Fiat, TAM, Pfizer, Scania, Eccaplan, Votorantim, Senac, Nextel, Bureau de Eventos, Instituto Brasileiro de Eventos, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Blue Tree, Universidade Anhembi Morumbi, Brasilprev, Agência Um Eventos, Free Shop, Maringá Turismo, Carlson Wagonlit Travel, Alatur Viagens e Turismo, Nascimento Turismo, Sob Medida Gestão em Sustentabilidade, entre outras.
Também fazem parte do Júri representantes das empresas vencedoras no Prêmio Caio em edições anteriores. “Cada empresa vencedora conquista automaticamente um assento no Conselho de Jurados das edições futuras. É a mesma fórmula utilizada em premiação internacionais, como o Cannes Lions e o Oscar da Academia de Cinema Americana”, explica Junqueira FIlho. Para Diego Pilla, diretor da Petrobras, o prêmio é importante para todo o mercado de eventos ” porque são os principais profissionais do mercado que elegem seus vencedores”.
Na opinião de Andrés Lopez Valderrama, presidente da AFIDA – Asociación Internacional de Ferias de América, “o Prêmio Caio é considerado o reconhecimento máximo que a indústria de eventos e feiras da América Latina, pois estimula as melhores praticas e, através da articulação das melhores práticas, faz com que a indústria avance. Trata-se do reconhecimento aos melhores, uma premiação de classe mundial”.
“O Prêmio Caio é o nosso ‘Oscar’ de Eventos, é uma caminhada construída há muitos anos pelos organizadores que, para nós, do setor de eventos, é extremamente importante. É um espaço nobre, extraordinário, onde as empresas se preparam e se sentem cheias de poder quando recebem a premiação.”, declarou a presidente da ABEOC Nacional, Anita Pires, eleita Personalidade do Ano no Prêmio Caio 2012.
Já para Paul Woodward, presidente mundial da UFI – The Global Association of the Exhibition Industry, a Noite do Jacaré “foi a melhor oportunidade, em minha curta estada no Brasil, para estar com as principais lideranças da indústria de eventos brasileira”.
A cerimônia de premiação da 14ª edição do “Oscar dos Eventos” já está marcada para o dia 10 de dezembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Outros detalhes no site: www.premiocaio.com.br
Sobre o Prêmio Caio
O Prêmio Caio foi criado em 1999, com o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos, proporcionando reconhecimento em seu segmento e na mídia. É a única premiação do setor, realizada pela Eventos Expo Editora. A origem do nome é uma homenagem a Caio de Alcantara Machado, profissional pioneiro na área de eventos e feiras de negócios, criativo e bem-sucedido no lançamento de novos produtos, promoção e organização de eventos.
Tem como missão promover, difundir e aprimorar a utilização de uma das mais modernas e eficazes ferramentas de marketing à disposição das empresas: a promoção comercial, o marketing promocional, o turismo de negócios e os eventos, elegendo as melhores empresas, profissionais e empreendimentos destes setores no país. Além disso, resgatar a memória e preservar a cultura do setor.
O Prêmio Caio é coordenado por um Conselho Diretor composto pelas entidades mais representativas do setor: ABIH, ABRACCEF, ACADEMIA, AMPRO, CBCVB e UBRAFE, e apoiado oficialmente pelas principais entidades representativas dos segmentos de eventos, promoção comercial, marketing promocional e turismo de negócios: ABBTUR, ABEOC, ABETAR, ABLA, ABRACORP, ABRACE, ABRAFEC, ABRAJET, ABRASEL, ABREMAR, ADVB, ANETUR, BRAZTOA, FBHA, FENACTUR, FOHB, FORNATUR, IBEV, IFEA BRASIL, OBME , RESORTS BRASIL, SINDEPAT e SINDIPROM.

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