Preços globais de hotéis apresentam maior aumento desde 2006

[Por Hôtelier News, 10/09/2013]
Segundo levantamento do HPI (Hotel Price Index), realizado pela Hoteis.com, a média de preço de quartos de hotéis em todo o mundo aumentou em 2% durante os primeiros seis meses de 2013 em comparação com o mesmo período do ano passado. O índice, relativamente pequeno, mantém a tendência de crescimento lento vista no início de 2010, com a média das diárias próxima dos valores praticados em 2006 – ano que antecedeu a crise financeira global.
O HPI, que acompanha os preços reais pagos por hóspedes em todo o mundo, averiguou que a América Latina apresentou o resultado mais forte dos últimos dois anos, com um aumento de 7% no preço das diárias hoteleiras. Impulsionada pelo fortalecimento da economia dos EUA, América do Norte e Caribe superaram a média global com o crescimento de 3% e 5%, respectivamente.
Já na Zona do Euro, que acaba de sair oficialmente da recessão, os preços dos hotéis na Europa e no Oriente Médio permanecem em baixa, registrando também um ganho de 1%. A Ásia foi a única região a ter uma queda de 2% nos preços no período pesquisado. Cada cidade teve bom desempenho, mas a desvalorização do iene e da rúpia, juntamente com a queda no número de visitantes na China contribuiu para este resultado.
“Não há dúvida de que os preços de hotéis europeus foram alguns dos mais afetados pela crise econômica em 2008/2009. O fato da Zona do Euro ter registrado crescimento nos dois primeiros trimestres de 2013 é prova de que a crise econômica está diminuindo, embora ainda não tenha acabado completamente. Muitos dos destinos mais atingidos viram os valores dos hotéis se estabilizarem, com alguns deles apresentando crescimento saudável”, esclarece David Roche, presidente da Hoteis.com.