Pesquisa da Embratur aponta Rio como "desejo mundial"
[Por Brasilturis, 27/09/2013]
O Rio de Janeiro está no imaginário coletivo mundial e conhecer uma das mais belas cidades do Brasil é um desejo de milhares de pessoas. Desejo que foi realizado pela ampla maioria dos estrangeiros que vieram à Copa das Confederações, em junho deste ano. Os turistas que foram aos jogos em Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza escolheram a capital fluminense como a segunda cidade a ser visitada durante a estadia no País, segundo pesquisa realizada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) durante a Copa das Confederações.
“A pesquisa confirma o Rio de Janeiro como nosso principal cartão-postal, encravado no imaginário coletivo mundial. Desde 2006, é a cidade mais procurada pelo turista que vem em busca de lazer”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino.
De acordo com a pesquisa, 80,4% dos turistas que foram a Belo Horizonte durante a Copa das Confederações também visitaram a cidade maravilhosa. Mais de 63% dos estrangeiros que estiveram no Mané Garrincha, em Brasília, elegeram o Rio de Janeiro como segundo destino.
Nem mesmo a distância entre o Sudeste e o Nordeste foi empecilho para quem esteve em Salvador, Recife ou Fortaleza ir também ao Rio de Janeiro. Dos turistas que estiveram na capital baiana, 39% incluíram o Rio no roteiro e quase 31% dos que foram ao Ceará, visitaram também a capital fluminense. Mais de 40% dos estrangeiros que foram a Recife ver jogos aproveitaram para conhecer o Rio depois.
“Recentes conquistas reforçam ainda mais o papel do Rio de Janeiro como cartão-postal do Brasil”, avalia Dino. Ele cita a escolha do Rio como a primeira cidade a ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade na categoria Paisagem Urbana e os megaeventos, como final da Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
O turista estrangeiro que foi ao Rio durante a Copa das Confederações também aproveitou a estadia para conhecer um pouco mais da cultura brasileira e carioca. Mais de 55,7% dos turistas visitaram museus, exposições e casas de shows, enquanto 58% escolherem os monumentos históricos para visitar na cidade maravilhosa.