Ministro destaca turismo doméstico em encontro

[Por MTur, 16/09/2013]
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, se reuniu nesta segunda-feira (16) com empresários do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) para falar sobre os desafios do turismo brasileiro em ano de Copa do Mundo. O encontro aconteceu em São Paulo no Grand Hyatt Hotel e reuniu cerca de 250 empresários, representantes de organizações, entidades privadas e representantes do poder público.
O Lide já levou este ano para a mesa de debates o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o ministro da Fazenda, Guido Mantega; o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão; o presidente do Senado, Renan Calheiros, a ministra da Cultura, Marta Suplicy e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Os empresários do Lide têm atualmente 1.400 empresas filiadas e representam 51% do PIB privado brasileiro.
Gastão Vieira abriu a apresentação com um retrato do turismo no Brasil: o país tem o sexto PIB turístico do mundo, sua contribuição para a economia triplicou entre 2003 e 2012 e hoje emprega cerca de três milhões de empregos diretos. Segundo Gastão Vieira, o principal ativo turístico do país é o mercado interno, que nos últimos dez anos levou 40 milhões de pessoas à classe média.
“O número de passageiros em viagens pelo país quase triplicou entre 2003 e 2012. No ano passado, foram 197 milhões de viagens domésticas”, afirmou. O mercado ganhou um novo reforço este mês com o relançamento do programa Viaja Mais Melhor Idade, que oferece vantagens e descontos exclusivos em pacotes de viagem para idosos.
O ministro também destacou que o Ministério do Turismo participa de forma decisiva da implementação de infraestrutura turística no país, com obras em 4.500 municípios, e atua ativamente para que a tributação deixe de representar uma barreira à competitividade. Alguns segmentos-chave, segundo ele, entraram no Plano Brasil Maior em 2012 e tiveram desoneração de INSS.
“Os resorts tiveram uma economia anual de 22 milhões de reais só com a desoneração de folha”, afirmou. O ministro estava acompanhado do secretário Nacional de Políticas do Turismo, Vinicius Lummertz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *