Internet é decisiva na escolha do destino de viagem

[Por MTur, 06/09/2013]
A influência das mídias sociais na escolha de destinos e viagens foi tema da palestra da coordenadora de redes sociais do Ministério do Turismo, Tatiana Lobão, durante a 41ª ABAV, em São Paulo, nesta sexta (6).
A internet se tornou a principal fonte de informação para os viajantes, de acordo com o estudo da Demanda Turística Internacional. Cerca de 1,87 milhão de turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2012, usaram a rede para buscar informações sobre os destinos e até comprar pacotes turísticos.
Com o propósito de dialogar com o internauta, o Ministério do Turismo está presente em oito redes sociais: FacebookInstagram (@mturismo), TwitterOrkutPinterestYoutubeFlickr e Google+. “O turista usa a rede para pesquisar a experiência dos outros viajantes. Está conectado à Internet e consulta as mídias sociais em tempo real”, diz Tatiana. O Brasil possui 102,3 milhões de internautas, sendo que 75% deles fazem parte de redes sociais.
O Ministério do Turismo se apoia nas redes sociais para analisar o perfil do viajante brasileiro, informar e dar visibilidade às políticas internas de turismo. “A comunicação nas redes sociais demanda ação e reação. Estabelece-se uma relação de confiança”.
Na Fanpage do MTur 137 mil usuários enviam imagens para um álbum de fotos colaborativo. A rede Google+ registrou em agosto 255 mil seguidores. O perfil do MTur no Twitter, por sua vez,  mais de 130 mil. A rede colaborativa de fotos Instagram tem quatro mil seguidores e 1.555 fotos publicadas desde janeiro do ano passado, 16 mil delas inseridas por usuários.
Outra rede social, o blog Destino Brasil, criado em outubro do ano passado, recebe atualizações diárias e matérias narradas para deficientes visuais.

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