Destinos brasileiros são divulgados na Europa e na América do Norte

[Por Aquarela 2020, 19/09/2013]
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) promove uma série de roadshows em dois continentes para divulgar produtos e segmentos dos destinos turísticos brasileiros, durante esta semana. Na Alemanha, a previsão é que sejam capacitados cerca de 180 profissionais de turismo, e nos Estado Unidos outros 150 operadores participarão de workshops e apresentações dos segmentos Natureza, Ecoturismo e Aventura, Cultura, com foco nas festas juninas, Sol e Praia e de produtos voltados para o segmento de Luxo. Além disso, conhecerão mais sobre as cidades que sediarão o Mundial de 2014.
“É importante que estejamos presentes nesses mercados, em contato direto com os agentes de viagem, buscando entender as suas características e necessidades para poder auxiliá-los nas vendas de Brasil”, explicou Leila Holsbach, diretora de Mercados Internacionais da Embratur. “Durante os roadshows temos a oportunidade de troca de informações e de conhecimento dos profissionais de turismo locais”, completou.
Ação no segmento de luxo
Nos Estados Unidos, a ação da semana é o Roadshow Luxo, que acontece nos importantes centros urbanos desse segmento, cobrindo a costa pacífica, a costa atlântica e o centro do país. O evento passou por Nova Iorque (16/09), Chicago (17/09) e passará hoje (19), por Los Angeles. Um dos objetivos é apresentar o Brasil como destino de luxo para operadores especializados. A estratégia de participação é também apoiar a comercialização dos produtos vinculados aos associados da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), entidade representativa do segmento no Brasil.
Para essa ação, foram convidados cerca de 150 operadores e agentes de viagem, nas três cidades, do segmento Luxo e conta com a comercialização direta entre os profissionais de turismo brasileiros e norte-americanos. O roadshow consiste ainda em ampliar e diversificar a oferta turística do país, considerando que os Estados Unidos são o segundo mercado que mais emite turistas para o Brasil.
De acordo com a BLTA, o ingresso de turistas de luxo no Brasil tem correspondido à média mundial, sendo sua recepção em torno de 3% do fluxo total de turistas. Os produtos mais procurados no Brasil são os destinos de Fernando de Noronha, Amazônia e Pantanal. “O Brasil é um destino emergente no mercado de luxo, o que significa que ele não é procurado pela ostentação, mas, sim, pelas oportunidades de contato com a natureza intocada e exclusiva, a diversidade cultural local e o calor humano brasileiro”, ressaltou Marco Antonio Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur.
Ação na Alemanha
Na Alemanha, o “Latin America Roadshow” já passou pelas cidades de Dresden (16/09), Würzburg (17/09), Stuttgart (18/09) e passará hoje (19), por Colônia. O evento, realizado pela ARGE Lateinamerika, funciona como um workshop de capacitação sobre a América Latina e tem como objetivo principal orientar agentes de viagens que queiram especializar-se nos destinos latino-americanos.
A participação da Embratur inclui apresentação institucional do Brasil, focada nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, no segmento de Ecoturismo e na divulgação do produto Festas Juninas pois são festejos que coincidirão com o torneio mundial de futebol em 2014. Além disso, contará com espaço para fornecimento de informações e distribuição de material promocional e apresentação cultural de capoeira.
O Plano Aquarela 2020, publicação da Embratur que direciona as estratégias de promoção do Brasil no exterior,  posiciona a Alemanha entre os principais mercados para a promoção turística do Brasil, considerado um mercado de altíssima prioridade.
De acordo com dados do World Travel Monitor – IPK 2012, a Alemanha é hoje o maior emissor de turistas do mundo, com 73,5 milhões de viagens internacionais em 2012. Em relação à emissão de turistas para o Brasil, o país é o terceiro principal mercado e o primeiro entre os países do continente europeu, somando 258.437 visitantes em 2012, segundo o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo.
“Nossa presença no mercado alemão de forma prioritária e atuante é importante também para que haja continuidade nos trabalhos de promoção e divulgação do Brasil como destino turístico aproveitando a proximidade com a Copa do Mundo no Brasil em 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro em 2016”, disse Holsbach.
Em junho deste ano, a Embratur em parceria com a ARGE Lateinamerika, realizou o roadshow “Brasilien on Tour” nas cidades de Bremen, Leipzig e Frankfurt. O evento contou com a participação dos órgãos oficiais de Turismo dos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Sergipe. Foram treinadas 148 pessoas, dentre agentes de viagens, operadores turísticos e formadores de opinião.