Consumo e Turismo entram na pauta da Embratur

[Por Aquarela 2020, 26/09/2013]
A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, será a primeira cidade-sede da Copa do Mundo 2014 a receber o Comitê Técnico de Consumo e Turismo da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. A comissão, que se reúne amanhã, conta com a participação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e tem como objetivo orientar o setor turístico de cada localidade sobre as normas de defesa e sobre como lidar com eventuais conflitos na relações de consumo que envolvem os turistas, especialmente durante o Mundial de 2014.
“O Brasil já está passando por uma grande janela de exposição, principalmente em razão dos megaeventos. Assim, todo o governo – federal, estadual e municipal – e o setor privado devem estar alinhados para atender da melhor forma o turista que chegar ao país”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino.
Na reunião desta sexta-feira serão discutidas ações de proteção para o turista como os pontos e fluxos de atendimento e possíveis ações de formação e educação para os profissionais do setor turístico. “É importante lembrar que a qualidade do serviço prestado é também uma forma de mostrar o valor do Brasil. Se o turista for bem atendido, ele formará uma opinião positiva sobre o país, o que é um ganho de imagem para o Brasil”, explica o presidente.
Desde o início do ano, a Embratur está empenhada para cumprir uma das suas competências normativas de cobrar do setor turístico a excelência na prestação de serviços. Em março, o Instituto abriu espaço, durante a assembleia da Anseditur (Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores), para a secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), Juliana Pereira, apresentar o projeto das câmaras de defesa do consumidor voltadas para o turismo.
O Comitê Técnico de Consumo e Turismo faz parte do Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec) e é coordenado pelo Ministério da Justiça. O grupo é composto por membros o Ministério do Turismo, Secretaria de Aviação Civil, Ministério da Saúde, Ministério dos Transportes, Embratur, Anac, Infraero, ANTT e Anvisa. O Plandec foi lançado pela presidenta Dilma Rousseff, no mês de março, e traz um conjunto de medidas para garantir a melhoria na qualidade de serviços e dos direitos dos consumidores.
Roadshow Copa 2014/BH
Data: 27/09/2013
Hora: 10h
Local: Secretaria Municipal Adjunta de Direitos e Cidadania de Belo Horizonte
Av. Afonso Pena, 1212, Centro, Belo Horizonte