CNC reúne comissões da Câmara e do Senado no Dia Mundial do Turismo

[Por CNC, 27/09/2013]
O Sistema CNC-Sesc-Senac promove, em 27 de setembro, seminário sobre as novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) iniciativa das Comissões de Turismo e Desporto, e de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, e da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal. O evento conta com a participação de parlamentares, lideranças empresariais do setor e executivos do Ministério do Turismo (MTur) e acontece na Estância Ecológica Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço/MT.
O seminário marca as comemorações do Dia Mundial do Turismo e promove a reflexão sobre esse programa governamental de regionalização do setor, que completou 10 anos de existência e que está sendo alterado, com o objetivo de incorporar mecanismos de fomento ao setor.
A mesa de abertura do seminário Novo Programa de Regionalização do Turismo contou com o presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, representando o presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos; com o deputado Valadares Filho, presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados; com o secretário de Turismo do Município de Cuiabá, Marcus Fabrício; o deputado Fábio Souto, vice-presidente da Comissão de Viação e Transporte e o deputado Wellington Fagundes, autor do requerimento que pediu a realização do seminário.
Sampaio conduziu a mesa de abertura do evento e falou do projeto realizado pelo Sistema CNC-Sesc-Senac no Pantanal, um exemplo de regionalização do turismo de forma sustentável. “Este é um exemplo de como projetos e infraestrutura sintonizados com o que há de mais moderno em termos de tecnologias limpas, pode englobar, de forma responsável, turismo, proteção cultural e preservação ambiental. Por isso podemos dizer que este é um espaço de referência para o Brasil e para o mundo”, afirmou.
Programação
Ainda na programação do seminário serão realizadas duas mesas redondas. No primeiro momento será discutida a gestão descentralizada do turismo, através de mudanças na governança, promovendo maior participação e o controle social nas políticas públicas do setor. A mesa conta com palestras do secretário de Turismo de Sergipe, Elber Andrade Batalha de Goes, apresentando o exemplo de sucesso do estado no fortalecimento das instâncias de governança do setor.
Na sequência o diretor do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do MTur, Carlos Henrique Menezes Sobral, fala sobre o planejamento participativo no setor. E ainda Eloíse Botelho, professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisadora do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social da Coppe/UFRJ apresenta experiências inclusivas do turismo através do turismo de base comunitária. As discussões terão a mediação do deputado Wellington Fagundes.
Durante a segunda mesa temática Jorge Eduardo Leal, professor doutor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; o deputado federal, professor Sérgio de Oliveira e Marcela Jeolás, diretora substituta do Departamento de Qualificação e Certificação e Produção associada ao Turismo do MTur abordarão as estratégias de mobilidade, diversidade e qualificação propostas pelo PRT com mediação do deputado Valadares Filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *