Cidades de Santa Catarina estão na rota dos estrangeiros da Copa
[Por MTur, 23/09/2013]
Não foram só as cidades-sedes da Copa das Confederações que atraíram os turistas estrangeiros vindos ao Brasil por causa do evento. Um estudo feito à pedido do Ministério do Turismo à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) mostrou que eles aproveitaram a estada para conhecer o Brasil e transitaram por 132 cidades brasileiras. Entre os municípios catarinenses mais visitados estão Florianópolis, Blumenau, Jaraguá do Sul, Pomerode e São Bento do Sul.
Para o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, isso mostra a importância que os grandes eventos têm para o fomento do turismo. “Hotéis, restaurantes, e toda uma cadeia turística e econômica é movimentada”, diz.
O estudo do MTur mostrou ainda que a maioria dos turistas aprovou a experiência no país. As expectativas dos visitantes em relação à viagem ao Brasil foram atendidas ou superadas, de acordo com declaração de mais de 70% dos entrevistados. Os itens mais bem avaliados durante a viagem, mencionados espontaneamente pelos entrevistados, foram a hospitalidade do povo (32,9%), as praias e belezas naturais do país (25,6%) e os estádios (20,5%).
A pesquisa ainda indicou que a avalição dos estrangeiros em relação ao país foi bastante positiva, com 75,8% dos turistas da Copa das Confederações indicando que pretendem retornar ao Brasil para a Copa do Mundo.
Os turistas internacionais permaneceram uma média de 14,3 dias no país, bem acima da média dos turistas brasileiros (5,5 noites); se hospedou em hotéis (74,6%) e visitou outros dois destinos.
As cidades que mais receberam visitantes estrangeiros foram Rio de Janeiro (67,5%), Fortaleza (25,8%) e Belo Horizonte (23,3%). Fora do circuito das cidades-sede, os locais mais visitados foram Ipojuca, em Pernambuco, onde fica o destino de Porto de Galinhas (2,7%), Foz do Iguaçu, no Paraná (2,1%) e Armação de Búzios, no Rio (1,9%).