Programa de Qualificação para empresas de eventos inicia atividades

A primeira etapa do Programa de Qualidade ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE começou a ser desenvolvida em sete Estados: Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Ainda é possível inscrever empresas para participar desta iniciativa inédita de qualificação em gestão e certificação de empresas de eventos, mas, especialmente nos Estados citados acima, as vagas estão se esgotando. Já são mais de 170 empresas participando. Inscrições devem ser feitas através do site www.abeoc.org.br/qualidade e o Programa também é oferecido na Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.

A primeira atividade do Programa de Qualidade ABEOC Brasil é a avaliação diagnóstica das empresas inscritas. Toda a etapa posterior de capacitação — programada para ser realizada até julho de 2014 — vai ser direcionada para atender as necessidades das empresas identificadas neste diagnóstico. “Daí a importância do preenchimento do questionário o mais fidedigno possível, e por isso o Programa disponibiliza o consultor, que pode ser contatado quantas vezes a empresa precisar e pode ligar para os participantes para complementar informações quando julgar apropriado”, explica o coordenador de capacitação do Programa, Luiz Carlos Barboza.
A presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires, destaca que a avaliação é parte fundamental da metodologia inovadora do Programa. “A preparação é individualizada de acordo com o perfil das empresas participantes, em vez de oferecer um pacote fechado de conteúdo”, afirma.

Capacitação com valor subsidiado

O investimento para participar do Programa de Qualidade é subsidiado pelo SEBRAE e ABEOC Brasil. O empresário irá custear apenas 15% do valor final de todo o processo, o que significa R$ 6,00 a hora da atividade.
A capacitação abrange em média quatro palestras de 4 horas cada e quatro oficinas de 24 horas cada, finalizando com uma consultoria direta na empresa com a duração média de 12 horas. No Espírito Santo a primeira palestra está marcada para o dia 12 de agosto, 14 horas, na sede do Sebrae, em Vitória.
Segundo Barboza, as palestras de capacitação são eventos curtos, com quatro horas. O palestrante vai abordar conceitos fundamentais de gestão de pessoas, clientes e mercado, qualidade, processos e finanças. “Sempre com ênfase no que foi apurado na avaliação diagnóstica”, ressalta o coordenador de capacitação.
Já as oficinas — com duração de 24 horas, distribuídas em alguns dias — vão incluir atividades práticas e exercícios baseados em situações que as empresas enfrentam. Os participantes têm que construir soluções, interagir, analisar casos, enfim, “botar a mão na massa, trabalhado intensamente em grupo”. Nas oficinas haverá dois consultores para oferecer atendimento mais personalizado e maior controle da atividade para a busca dos resultados.
O Programa de Qualidade inclui ainda um segundo Módulo, com auditoria nas empresas participantes visando a certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC BRASIL, caso seja atingido o desempenho necessário.
Além do aperfeiçoamento da gestão, o Selo de Qualidade ABEOC BRASIL proporciona uma referência no mercado aos contratantes que buscam empresas com excelência nos serviços prestados.
O Programa é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE, com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).
[Publicado por Revista Eventos, 31/07/2013;  Brasilturis, 31/07/2013]