Florianópolis aposta em turismo de negócios

[Por MTur, 15/08/2013]
A cidade de Florianópolis (SC) recebe entre 10 e 11 de setembro a quarta edição do Fórum de Turismo de Negócios (FTN). O evento vai tratar especialmente da importância da capacitação profissional no turismo de negócios e reunirá agentes de viagem, representantes da rede hoteleira, além de empresários ligados à infraestrutura voltados para a Copa e as Olimpíadas. Entre os destinos nacionais representados no fórum estão as cidades de Pirenópolis (Goiás), Ribeirão Preto (SP), Brasília (DF) e os estados de Santa Catarina e Bahia.
De acordo com o presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Walendowsky, um dos palestrantes, 50% do turismo de lazer em Santa Catarina ocorre na alta temporada, mas o segmento de negócios reforça o turismo em diversas regiões do estado no restante do ano.
O Brasil é o 7° país que mais realiza congressos e convenções internacionais no mundo, segundo o ranking 2012 da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). O setor de turismo de negócios e eventos é o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil: 25,6% dos turistas internacionais vêm ao país com essas finalidades, e seu gasto médio diário, US$ 127, é quase duas vezes maior que o desembolso dos turistas de lazer.
“O setor de negócios e eventos foi o que mais aumentou seu faturamento em 2012. No ano passado, realizamos 360 eventos internacionais no país”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Cerca de 3,1 milhões de turistas brasileiros e 1,4 milhão de estrangeiros tiveram “negócios ou trabalho” como o motivo principal de suas viagens em 2011, de acordo com estudo do Ministério do Turismo. O turista corporativo tem boa escolaridade e alto poder aquisitivo.
Alguns indicadores revelam o empenho do país em melhorar essa posição: o turismo de negócios e eventos é incentivado pelo Ministério do Turismo em 900 municípios brasileiros, que, nos últimos 10 anos, receberam aporte de R$ 665,9 milhões para a construção ou reforma de centros de eventos e convenções e infraestrutura geral de apoio e acesso a esses equipamentos.
A abertura do Fórum de Turismo de Negócios será no dia 10 de setembro às 19h no Hotel Jurerê Beach Village e segue ainda no dia 11 com palestras de qualificação e capacitação. Também ocorre uma feira de exposição e negócios paralelamente. Entre os palestrantes confirmados está o ativista Gil Giardelli que falará sobre mídias sociais e a importância das empresas se manterem atualizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *