Estudo faz diagnóstico do turismo rural do Norte e Nordeste

[Por Sebrae, 15/08/2013]
O Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur) vai elaborar para o Sebrae na Paraíba o Panorama Empresarial do Turismo Rural do Norte e Nordeste. A pesquisa para a produção do estudo será realizada no dia 30 de agosto, durante a rodada de negócios que acontecerá na 9ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), em Campina Grande.
O levantamento vai envolver representantes de agências e operadoras de viagens, além de empresários do turismo rural do Norte e Nordeste, que responderão sobre várias questões relacionadas aos seus empreendimentos. O panorama será divulgado até o final do ano e vai traçar diretrizes para o desenvolvimento da atividade regional.
A elaboração do diagnóstico apresentará todas as possibilidades do setor de turismo rural, como: interiorização do turismo, promoção de negócios, possibilidade do estabelecimento de micro e pequenos negócios, promoção de intercâmbio cultural, diversificação da oferta turística, promoção da imagem e revigoramento do interior, além da valorização das práticas rurais, tanto sociais como de trabalho.
Todos os anos, o Idestur faz o Panorama Empresarial do Turismo Rural Brasileiro, com apoio do Sebrae Nacional. Segundo Andreia Roque, presidente do instituto, a ideia de realizar um diagnóstico do Norte e Nordeste foi uma consequência das respostas que indicavam o potencial dessas regiões, ainda pouco conhecidas na área de turismo rural. “O estudo trará uma visão geral da realidade do turismo regional dessas regiões, bem como as perspectivas de futuro, o que oportunizará o direcionamento das ações, principalmente de promoção e divulgação”, disse.
O principal objetivo do Idestur é ampliar a contribuição das atividades para o desenvolvimento sustentável do turismo rural, promovendo o turismo no espaço rural, bem como o patrimônio ambiental, histórico, cultural e artístico.
A feira acontecerá de 28 a 30 de agosto na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. O evento, que divulga os roteiros turísticos do Nordeste, reúne exposição de empresas e serviços, rodada de negócios, seminário e encontros. Uma oportunidade para conhecer as novidades do mercado e fechar negócios.
A Ruraltur tem entrada franca e programação diversificada, que inclui: 4º Seminário Nordeste de Turismo Rural, 9ª Rodada de Negócios do Turismo Rural do Nordeste, 1º Encontro Nacional de Caminhadas na Natureza, 1ª Caminhada Histórica e Cultural de Campina Grande e Encontro Regional de coordenadores e gestores de turismo das agências dos Sebraes Nordeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *