Segurança Pública prepara simulado de defesa para grandes eventos

[Por Revista Eventos, 17/07/2013]
A Secretaria da Segurança Pública do Estado prepara mais um Exercício Simulado de Segurança Pública e Defesa para Grandes Eventos para a Copa do Mundo de 2014. Em reunião realizada nesta semana na SSP foi acertada a simulação do encontro de um artefato explosivo durante a Fan Fest – espaço com telão de transmissão dos jogos da Copa e atrações para oito mil pessoas – que será no Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público. O treinamento está previsto para ocorrer no mês de setembro.
Na reunião, foram definidos fatores como a atuação de cada órgão participante e alterações no trânsito do entorno do local. A atividade pretende avaliar o desempenho das equipes diante de um cenário de incidente complexo e não convencional. “Temos que determinar a forma como toda a estrutura da segurança pública vai acionar as ferramentas para que não haja vítimas, caso um incidente ocorra”, destacou o capitão Iremar Charopem, coordenador da simulação. O primeiro exercício simulado ocorreu no dia 15 de maio desse ano, com uma colisão entre um caminhão com produtos químicos e um ônibus com passageiros na ERS-118, em Gravataí.
Participaram da reunião representantes da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Federal, Instituto-Geral de Perícias, Brigada Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Segurança, Guarda Municipal e Defesa Civil.