Sebrae aponta oportunidades de negócios na Copa

[Por Promoview, 29/07/2013]
Com a realização de grandes eventos esportivos no Brasil, há muitas oportunidades à vista, e os empreendedores devem estar atentos. Para apoiar micro e pequenas empresas e empreendedores individuais a se tornarem mais competitivos, principalmente na Copa do Mundo de 14, o Sebrae Nacional desenvolveu o “Programa Sebrae 2014″.
O serviço de ‘Inteligência Competitiva’ para o Programa tem por objetivo identificar, disseminar e fomentar oportunidades de negócios para empreendedores de pequenos negócios, por meio de processos integrados de Inteligência Competitiva (IC).
Com o auxílio da Knowtec, empresa catarinense especializada na concepção e implementação de Sistemas de IC e de Gestão do Conhecimento, e pioneira no Brasil em inteligência setorial, estão sendo divulgados relatórios analíticos, com informações e orientações que permitam aos pequenos negócios a viabilização das oportunidades.
O Programa Sebrae 2014 é realizado, especialmente, nas 12 cidades-sede da Copa: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro(RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Porém, pequenos negócios de qualquer cidade do Brasil podem ter acesso às informações divulgadas pelo Sebrae, no portal www.sebrae2014.com.br.
O programa começou em 2010, quando as oportunidades foram identificadas após um estudo realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Quase 930 opções foram levantadas nas 12 cidades-sede, assim como os requisitos que as empresas precisam para conseguir comercializar produtos e serviços com foco nessas características.
Com base no estudo, foram priorizados dez segmentos com mais possibilidades de geração de negócios por conta da Copa do Mundo; são eles: turismo, economia criativa, comércio varejista, serviços, artesanato, construção civil, madeira e móveis, tecnologia da informação e comunicação, agronegócios e moda (têxtil e confecções, couro e calçados, gemas e joias).
Cases à Vista
A Pastelaria Bom Sabor, de Toledo (PR), estuda novos modelos de negócio para atrair turistas durante a Copa do Mundo da Fifa 2014. O desenvolvimento de novos produtos, o treinamento de pessoal, a reformulação do espaço físico da loja, o aumento da eficiência nos fluxos operacionais e a criação de filiais estão entre as principais estratégias estudadas.
Uma ação importante, já testada, é a comercialização de pastéis com desenhos e cores que lembram bandeiras dos países que participarão do mundial.
Já o Hostel Lar Solar Gragoatá, de Niterói (RJ), saiu na frente, investindo na estrutura do lugar, para atrair mais hóspedes. O negócio, que era voltado apenas para hospedagem de estudantes, tornou-se um empreendimento qualificado para turistas. A equipe recebeu capacitação e foi contratada uma recepcionista que fala inglês, francês e espanhol.
A proprietária Vanessa Lopes Dias conta que planejava recuperar o investimento em dois anos, mas, com as reformas, ganhou hóspedes inesperados, que podem diminuir esse prazo.
Em Salvador, as vendedoras de acarajé estão aprendendo inglês, de olho na clientela estrangeira. Júlia Souza, baiana que tem seu tabuleiro em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro Histórico de Salvador, está entre as participantes do curso oferecido pelo Programa de Qualificação Profissional, parceria entre o Sebrae na Bahia e a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo de 14.
As aulas foram elaboradas de acordo com as reais necessidades delas, utilizando recursos multimídias e encenações de situações cotidianas. Por estar localizada em um ponto turístico, Júlia Souza diz que o curso foi de grande importância para torná-la capaz de entender e responder aos turistas.
Inteligência Competitiva
Inteligência Competitiva nada mais é que um processo sistemático que permite a criação de conhecimento estratégico, a partir do planejamento, coleta, análise, síntese e disseminação de informações estratégicas sobre concorrentes, clientes, fornecedores e do ambiente competitivo em geral, para apoiar a tomada de decisão organizacional.
O serviço de Inteligência Competitiva para o Programa Sebrae 2014, desenvolvido pela Knowtec, é composto por sete produtos; são eles:
– Alertas: Texto curto sobre novidades importantes para o setor específico, enviados por e-mail ou SMS aos interessados cadastrados.
– Clipping de notícias: Conjunto sintetizado de notícias coletadas e enviadas sobre as oportunidades da Copa para Pequenos Negócios, organizados pelos setores priorizados e pelas cidades-sede.
– Cases: Relatório com resultados de monitoramento de casos de Pequenos Negócios que conseguiram fechar contratos com grandes demandantes da Copa ou que estão se preparando (com evidências e sucesso) para aproveitar as oportunidades da Copa.
– Lista de licitações: Serviço que identifica e disponibiliza oportunidades de licitações, compras governamentais e contratos privados que estejam abertos para novas candidaturas.
– Boletins setoriais: Boletins editados com análises aprofundadas sobre as tendências e movimentos significativos de cada setor contemplado no Programa Sebrae 2014.
– Cenários e projeções estratégicas: Relatórios analíticos com potencial de mercado por setor e função em cada cidade-sede, para os períodos: pré-Copa, durante e pós-Copa, eventualmente apontando para os jogos Olímpicos de 2016.
Respostas técnicas: Serviço de resposta a demandas ad-hoc que podem ser solicitadas por qualquer gestor do Programa Sebrae 2014.
No site, é possível acessar todos os produtos, resultados e análises dos dez segmentos com mais possibilidades de geração de negócios.