Programa vai melhorar gestão de empresas de eventos
[Por Sebrae-SP, 02/07/2013]
A ABEOC Brasil SP e o SEBRAE lançam no dia 3 de julho de 2013 (quarta-feira), às 19h, em São Paulo (SP), o Programa de Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos. O Programa, primeiro desse gênero no Brasil, oferece avaliação diagnóstica para os interessados, com oficinas e palestras de capacitação e consultoria direta para o aprimoramento da gestão.
O lançamento em São Paulo faz parte do pacote de outros 11 lançamentos em estados onde o programa é realizado. “Empresas de eventos devem estar estruturadas, preparadas com equipe treinada e especializada, dispor de bom quadro de fornecedores, equipamentos e tecnologia de ponta para atender à demanda atual e futura. O setor carece de cursos de formação de mão obra, as empresas são a escola e o custo por isso é alto”, explica Rodrigo Cordeiro, CEO da Acqua Consultoria e diretor de treinamento e capacitação da ABEOC SP.
Para o diretor, o mercado de eventos passa por constantes transformações e o desafio do organizador é perceber os novos rumos e se antecipar. “Acabou o tempo que organizadores esperavam o telefone tocar com clientes pedindo cotações, cabe agora aos organizadores fidelizarem clientes desenvolvendo negócios para estes, e desta forma, permanecer à frente dos eventos das entidades para quem trabalha”, completa Cordeiro.
O Programa de Qualidade ABEOC BRASIL – “Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos” está presente em 12 estados e espera certificar 20 empresas em cada um deles. Até o final de 2014, cerca de 240 empresas serão certificadas. “O SEBRAE é parceiro no desenvolvimento do Programa, afinal 90% das empresas do setor são micro e pequenas”, explica o diretor da ABEOC.
Para o Presidente da ABEOC BRASIL SP, Osvaldo Barbosa, o Programa de Qualificação é uma oportunidade para os empresários prepararem suas empresas para o crescimento. “Precisamos desenvolver gestores capazes de realizar as mudanças que o momento exige”, afirma.
Duas fases
O Programa de Qualidade será realizado em duas etapas: a primeira de capacitação empresarial e a segunda para avaliação e obtenção do Selo. O início do Programa é julho de 2013 e segue até dezembro de 2014. Os cursos, assim como a certificação, são focados na gestão das empresas, visando garantir a longevidade e o aumento da qualidade com processos internos cujos reflexos se darão na melhor prestação do serviço a preços menores, minimizando os riscos.
Com a capacitação, os empresários saberão calcular o custo para formar o preço de venda. A concorrência predatória não é salutar para um mercado com tantas oportunidades e em amplo crescimento. Na opinião do diretor de treinamento e capacitação da ABEOC SP, certificação é uma tendência. “Em um Mundo globalizado há de se ter diferenciais para que estejamos sempre à frente de nossos concorrentes”, explica Rodrigo.
Além da divulgação do Programa e do Selo de Qualidade, a ABEOC também trabalha na redação do texto da auto-regulamentação do setor de Eventos e promoção de atividades de capacitação com cursos mensais. A expectativa do setor de eventos no País é otimista. Com a crise mundial, empresas procuram mercados emergentes para venda de produtos ou prestação de serviços. E o Brasil está entre os destinos mais procurados.
Serviço
O quê: Lançamento do Programa de Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos
Quando: 03 de julho de 2013 (quarta-feira), às 19h
Onde: Hotel Pullman – São Paulo (SP) – Rua Joinville, 515 – Ibirapuera
Contato:(11) 3051 2344
[Republicado por Promoview, 03/07/2013]