Programa qualifica gestão de empresas de eventos na Capital Baiana

[Por Sebrae-BA, 03/07/2013]
Em um momento importante para o Brasil no setor de turismo e eventos, em virtude dos mundiais esportivos que serão realizados no país, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil) e o Sebrae unem forças para implantar uma iniciativa a fim de qualificar as micro e pequenas empresas do segmento. O Programa de Qualidade ABEOC Brasil – Qualificação em Gestão e Certificação de Empresas de Eventos será lançado no dia 9 de julho, na capital baiana.
Com abrangência em 12 estados, o programa vai investir R$ 2,4 milhões até dezembro de 2014. A implementação será feita em dois módulos, sendo que a primeira etapa inclui uma avaliação das empresas participantes, com a realização de palestras e oficinas, e uma consultoria direta na empresa. O segundo módulo prevê uma auditoria nas empresas participantes e, caso seja atingido o desempenho necessário, a certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC Brasil.
Segundo o coordenador de capacitação do programa, Luiz Carlos Barboza, os temas das palestras e oficinas de capacitação e os aspectos a serem abordados nas consultorias diretas serão orientados pelos resultados do diagnóstico inicial das empresas. “Assim, esses empreendimentos serão atendidos em suas necessidades, qualificados e estarão em melhores condições para obtenção do Selo de Qualidade no módulo seguinte”, explica. Barboza informa também que a principal referência para a criação do Selo de Qualidade ABEOC Brasil foi o modelo adotado pela Federação Suíça de Turismo.
Para a obtenção do Selo de Qualidade ABEOC Brasil, as empresas de eventos precisarão alcançar os requisitos técnicos que se baseiam no sistema de gestão da qualidade, segundo as exigências das normas da série ISO 9000, e também em evidências comprováveis da prática dos fundamentos de qualidade, seguindo os critérios de excelência em gestão do Prêmio MPE Brasil – parceria entre Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Mais informações sobre o Programa de Qualidade ABEOC Brasil, formas de participação e inscrições estão disponíveis na página www.abeoc.org.br/qualidade.