Programa inédito para setor de eventos é lançado no Paraná

Os empresários paranaenses do segmento de eventos já podem participar de uma iniciativa inédita: o Programa de Qualidade ABEOC Brasil de Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos. O principal objetivo é capacitar os empreendimentos que atuam na área e disseminar a certificação para o segmento através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil. Ao todo, 12 estados serão beneficiados pela ação. A iniciativa é da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil), em parceria com o Sebrae Nacional. O lançamento no Paraná aconteceu na última segunda-feira (01/07), na sede do Sebrae/PR em Curitiba, com a presença de diversos empresários e representantes das entidades envolvidos.

“Além do SEBRAE Nacional e Regional e ABEOC Brasil, estiveram representados o Instituto de Turismo de Curitiba, bem como as entidades Federação Paranaense de Convention & Visitors Bureaux, Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau, ABRASEL, ABRACCEF e ICCA”, conta o coordenador do Programa de Qualidade no Paraná, Andre Berberi.
“Já contamos com um bom número de fichas de interessados pelo Programa e esperamos que o Paraná seja um Estado com bom engajamento de empresas participantes”, acrescenta Berberi. “Certamente este grupo de empresas, organizadoras e fornecedores de todo tipo obterão destaque no Brasil e servirão como referência na gestão dos negócios relacionados a eventos. As empresas que obtiverem o Selo de Qualidade serão espelho para os demais e terão ampla representatividade, melhorando desta forma, o setor de eventos como um todo”, analisa.
Para a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires (foto ao lado), a certificação vai promover um movimento de profissionalização. “Formamos uma cadeia produtiva que cresceu muito nos últimos anos, apesar de se tratar de um novo segmento. As empresas são normalmente familiares e não há qualificação, falta formação e técnica. Por isso, a importância de profissionalizarmos os empreendedores da área. Queremos que o selo seja um parâmetro para identificar quais empresas possuem qualidade e excelência em suas operações”, reforça Anita, que também participou do lançamento do Programa de Qualidade ABEOC Brasil. A importância da certificação também foi o foco da fala da consultora em capacitação do Programa no Sul do Brasil, Silvana Fianco (foto acima).
No Paraná, foram disponibilizadas 25 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.abeoc.org.br/qualidade.
“Entendemos que o Programa será um diferencial no mercado e, por isso, apoiamos a iniciativa. O segmento de turismo de eventos e negócios está em franca expansão e há uma alta concentração de micro e pequenas empresas, são pequenos negócios que buscam, dia a dia, a excelência em gestão, para enfrentar os desafios de um mercado competitivo”, afirma o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini.
Todo processo de qualificação e certificação vai durar cerca de um ano e três meses. No primeiro módulo, que começa em agosto, as empresas participantes passarão por uma avaliação diagnóstica e em seguida farão um curso de capacitação, focado na gestão de empresas, com palestras e oficinas interativas sobre o tema. Em julho do ano que vem, começa a segunda etapa, que consiste em uma auditoria para confirmar se a empresa se enquadra nos padrões de qualidade exigidos para obtenção do Selo de Qualidade ABEOC.
Os participantes vão receber o Selo de Qualidade ABEOC Brasil, no final do Programa, o que está previsto para dezembro de 2014.
O Setor de Eventos e o Sebrae no Paraná
De acordo com dados do Instituto Municipal de Turismo, 52% das pessoas que viajam até Curitiba procuram a capital paranaense para participar de eventos ou negócios. Além disso, estima-se que 98% das empresas paranaenses da área de eventos são pequenos negócios.
Para o coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar de Carvalho, o Programa é uma oportunidade de se posicionar de forma diferente diante do mercado. “A certificação dá credibilidade e pode gerar, inclusive, demandas internacionais. Além disso, as empresas que possuem selos de qualidade recebem mais pontuações em concorrências como licitações”, exemplifica Carvalho.
A coordenadora nacional da carteira de turismo e eventos do Sebrae Nacional, Andrea Faria, destaca o trabalho feito pelos gestores do Sebrae/PR. “Estamos impressionados com o nível e maturidade na governança dos empresários paranaenses. O Sebrae/PR tem investido na área de turismo e já é possível ver os resultados. Com a oportunidade de qualificação, o Paraná ficará ainda mais preparado para os desafios futuros”, reforça Andrea.
Em todo o Brasil, foram abertas 225 vagas para o Programa de Qualidade ABEOC Brasil. Além do Paraná, também participam do Programa: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Bahia, Amazonas, Goiás e Pernambuco.