MTur investe R$ 55 milhões em centro de eventos em Balneário Camboriú

[Por Mercado & Eventos, 17/07/2013]
O Ministério do Turismo investiu R$ 55 milhões na Construção do Centro de Eventos e Pavilhão de Convenções de Balneário Camboriú. A obra faz parte da primeira seleção de projetos escolhidos pelo governo federal pelo Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC do Turismo. A cidade tem uma ampla rede hoteleira e de restaurantes, localiza-se próxima dos aeroportos de Navegantes e Florianópolis. Até agora, porém, o estado não contava com um centro de eventos de grande porte. O local poderá ser usado para a realização de feiras, shows, exposições, congressos e convenções, podendo atender um público de até 25 mil pessoas.
O PAC do Turismo visa descentralizar o mercado de eventos, ainda fortemente concentrado no eixo Rio-São Paulo. “Um de nossos critérios de priorização do investimento é pela conclusão de obras ou aquelas que possam ser iniciadas de imediato” afirmou o ministro do Turismo Gastão Vieira. O setor é um dos mais importantes e de maior vitalidade para a economia turística do país.
Os organizadores de eventos ocupam a primeira posição entre os segmentos turísticos que mais aumentaram seu faturamento em 2012. O segmento cresceu 23,3% em relação ao ano anterior, de acordo com a 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), realizada pela Fundação Getúlio Vargas. O setor de turismo de negócios e eventos é o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil: 25,6% dos turistas internacionais vêm ao país com essas finalidades, e seu gasto médio diário, US$ 127, é quase duas vezes maior que o desembolso dos turistas de lazer.
“A inclusão do turismo no PAC é um sinal de que o governo brasileiro reconhece a importância do setor para a economia do país e seu papel de blindagem contra crises internacionais”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. De acordo com ele, a economia turística cresce acima do PIB nacional e grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo FIFA 2014 e a Olimpíada de 2016 já dão visibilidade e consolidam o país como um dos principais destinos turísticos do mundo.