Empresários e lideranças do setor de eventos prestigiam lançamento do Programa de Qualidade da Abeoc em São Paulo

[Por Revista Eventos, 04/07/2013]
Nem mesmo o frio e a retomada do Campeonato Brasileiro com um clássico do futebol paulistano (São Paulo x Corinthians) afastou o público do lançamento do Programa de Qualidade da Abeoc, realizado na noite desta última quarta-feira (03), no Hotel Pullmann Ibirapuera São Paulo. Mais de 150 pessoas, entre lideranças do trade, empresários e profissionais do setor de eventos lotaram uma das salas de eventos do hotel paulistano para assistirem a apresentação do lançamento do Programa.
Prestigiado por lideranças do trade paulista, como o presidente da ABIH São Paulo, Bruno Omori, e o presidente executivo do SPC&VB, Toni Sando, o evento contou ainda com a presença de dois ex-presidentes da Abeoc Brasil: Juarez Carvalho Filho e Roosevelt Hamam.
O evento foi aberto pelo presidente da Abeoc São Paulo, Osvaldo Barbosa Oliveira. “Precisamos desenvolver gestores capazes de realizar as mudanças que o momento exige”, afirmou o líder setorial.
Na sequência Andréa Farias, Analista de Serviços do Sebrae Nacional, e Cássio dos Santos Oliveira, do Sebrae São Paulo, expuseram um pouco da parceria firmada entre o Sebrae e a Abeoc para o desenvolvimento do Programa de Qualificação para o segmento de eventos. “Essa iniciativa contribuirá para se criarem padrões mínimos de qualidade na prestação de serviços. O programa está alinhado à estratégia de aproveitarmos esse momento excepcional que o Brasil vive, como sede de grandes eventos”, destacou Andrea.
O lançamento oficial do Programa de Qualidade da Abeoc em São Paulo foi realizado pela presidente da Abeoc Brasil, Anita Pires, que afirmou que o projeto é um oportuno caminho traçado pela Abeoc Brasil e Sebrae. “A certificação é uma tendência mundial para diferenciação das empresas que prestam serviços de qualidade”, afirmou Anita Pires. “O processo de obtenção do Selo de Qualidade Abeoc Brasil melhora muito o desempenho da empresa e o selo é uma referência para os contratantes que buscam excelência nos serviços. Gestão de excelência requer capacitação, cumprimento da legislação do setor de eventos e uma interação com toda a cadeia produtiva do turismo. Acreditamos que o Programa já chega trazendo avanços em todos esses pontos”, analisa.
Em seguida, o coordenador de capacitação do Programa pela Abeoc Brasil, Luiz Carlos Barboza, fez uma breve explanação sobre os objetivos, vantagens e o cronograma de execução do projeto. “Além dos benefícios práticos que a capacitação, consultoria e o Selo de Qualidade trarão para as empresas inscritas no Programa, a participação nesta fase do projeto, pactuada entre o Sebrae e a Abeoc tem um atrativo a mais: 70% do custo da participação no Programa serão subsidiados pelo Sebrae, e 15% pela Abeoc. O empresário irá custear apenas 15% do valor final de todo o processo”, explicou.
Barboza explicou que o convênio entre o Sebrae e a Abeoc firmado para a formação de um primeiro grupo de empresas, em 12 estados brasileiros. “Em São Paulo, nesta primeira turma, haverá vaga para apenas 30 empresas”, disse. Ao final da apresentação três empresas já haviam garantido sua inscrição no Programa: Acqua Consultoia, Hotma e RV Mais.
As inscrições para as empresas interessadas estão abertas no site www.abeoc.org.br/qualidade. Após ingressarem no Programa, os responsáveis irão preencher o diagnóstico para identificar os pontos fortes e oportunidades de melhoria de cada participante. Integra essa fase o mesmo diagnóstico aplicado no Prêmio MPE Brasil, além de questões específicas para empresas da área de eventos. Um consultor irá apoiar o preenchimento das respostas.
“Toda a etapa posterior de capacitação, com palestras, oficinas e consultoria, vai ser direcionada para atender às necessidades das empresas identificadas nesse diagnóstico”, explica o coordenador de capacitação do programa pela Abeoc Brasil, Luiz Carlos Barboza. Por esse motivo, ele ressalta a importância de se responder o questionário com a maior precisão possível.
A fase de capacitação do Programa de Qualidade Abeoc inclui avaliação diagnóstica das empresas participantes, série estruturada de palestras e oficinas, consultoria direta e avaliação visando a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil.
As empresas podem se inscrever para participar nos 12 Estados onde o Programa está sendo desenvolvido: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As atividades de capacitação têm início ainda neste mês de junho e seguem até junho de 2014.
O Programa de Qualidade é uma iniciativa da ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE. Tem apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).