Começa ExpoCatólica no Riocentro

A cerimônia de abertura da ExpoCatólica, no Riocentro, deu início a transformação do centro de convenções em Cidade da Fé, neste sábado, 20 de julho. Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Ronald Ázaro, Secretário de Estado de Turismo e Cláudio Magnavita, Subsecretário Estadual de Turismo foram umas das autoridades presentes.
O evento acontece em três dos cinco pavilhões do Riocentro para abrigar toda a programação, que além da ExpoCatólica, recebe o FÉstival (Festival Internacional de Turismo Religioso), a Expo Vocacional (Feira de Congregações, Movimentos e Comunidades da Igreja Católica), o Bote Fé Brasil, palco com shows de bandas e artistas católicos nacionais, e outras atrações como o Espaço ADORAR. Serão três palcos para receber as atrações musicais, além de quatro espaços exclusivos para exposições, mostras e ainda um museu dedicado à bíblia.
“O Riocentro é o maior espaço para evento do estado do Rio de Janeiro. É coberto e com uma tecnologia que é referência pela qualidade e pela certeza que aqui a gente tem um equipamento seguro. Além disso, a ousadia desse evento, que até então a gente não teve um com essa magnitude, e de encontrar um local que a gente poderia fazer um evento coberto dessa dimensão. Para o Riocentro, é um orgulho para o Rio de Janeiro ter um local que possa abrigar eventos com desse porte com segurança e com conforto”, elogiou Ronald Ázaro.
A cerimônia de abertura foi seguida da missa do Pe. Fábio de Melo, no palco Bota Fé Brasil.
Riocentro vira Cidade da Fé
O Riocentro se prepara para receber 365 mil visitantes durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). De 20 a 26 de julho, o centro de convenções poderá ser chamado de Cidade da Fé, pois vai receber a tradicional Feira Internacional de Livros e Artigos Religiosos, a ExpoCatólica Rio 2013 e, no dia 28, o papa Francisco em cerimônia de agradecimento pela dedicação dos voluntários que se dedicaram à realização da JMJ. O encontro com o papa deve reunir 15 mil convidados.
Em 2013, a ExpoCatólica completa 10 anos e os números impressionam. Durante os sete dias de atrações, o público esperado é de 350 mil pessoas, entre visitantes, padres, bispos, lojistas, diáconos e religiosos de 190 países.
“Quando tivemos a ideia da realização deste evento, logo apresentamos ao Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013, que solicitou autorização ao Pontifício Conselho para os Leigos. Com a devida autorização, passamos a construir o projeto, aproveitando toda estrutura oferecida pelo Riocentro, que por ser grandiosa servirá como centro de apoio para a Igreja do Brasil, onde as dioceses e congregações, além das Embaixadas e consulados poderão acolher e dar suporte a seus peregrinos. Um verdadeiro ponto de encontro para atender a Igreja”, afirma o padre Valdeir dos Santos Goulart, coordenador-geral do evento e assessor da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A ExpoCatólica, realizada desde 2003 pela Promocat Marketing Integrado, faz parte este ano da Cidade da Fé, que abrigará alguns dos principais eventos da Jornada Mundial da Juventude, organizados pela CNBB e pela Promocat.
Kiara Castro e Castro, diretora comercial da feira, relata que fazer a ExpoCatólica no contexto da JMJ fez com que o evento realmente assumisse novos contornos. “Nós chegaremos ao Riocentro com um crescimento de 50% em número de expositores, em relação ao evento do ano passado. Em relação às atrações, serão cinco vezes mais. Mas o maior aumento foi em área de montagem – de 15 mil m² para 70mil m²”, comemora Kiara.
Serviço
ExpoCatólica – Cidade da Fé
Data: De 20 a 26 de julho
Horário: Das 10h00 às 22h00
Local: Centro de Convenções Riocentro
Endereço: Rua Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
[Por GL Events Brasil, 20/07/2013]