Mais nove municípios baianos abrem vagas para qualificação profissional

[Por Portal da Copa, 03/06/2013]
Os moradores dos municípios de Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Cairu, Cachoeira, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João e Maragogipe, na Bahia, podem se candidatar até sexta-feira, dia 7 de junho, a uma das 1.200 vagas oferecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Turismo). O objetivo é atender às demandas dos eventos esportivos.
São 54 cursos de qualificação para profissionais com ou sem experiência no setor do turismo. Entre os cursos estão o de camareira em meios de hospedagem, auxiliar de cozinha, recepcionista em meios de hospedagem, garçom e organizador de eventos. Para se candidatar a uma das vagas, é preciso ter mais de 18 anos e fazer a pré-matrícula na secretaria municipal de turismo da cidade onde mora.
O acordo de cooperação com as prefeituras foi assinado pelo Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, dia 29 de maio, em Salvador. “O Pronatec nos permite fazer a qualificação profissional até mesmo dentro da empresa. Assim, melhoramos os serviços turísticos do Brasil e nos tornarmos mais competitivos”, disse Mota.
Após a pré-matrícula será emitida uma Carta de Encaminhamento que deverá ser apresentada na Instituição de Ensino, junto com a carteira de identidade ou carteira de motorista (cópia e original); Cadastro de Pessoa Física (cópia e original); declaração de escolaridade e comprovante de residência.
Os cursos serão realizados nas instituições de ensino SENAC, SENAI, SESI, SENAR, SEST, escolas públicas federais e estaduais (institutos federais e escolas estaduais de educação profissional) ou outras ligadas à prefeitura, como unidades remotas de ensino.
Neste ano, o Ministério do Turismo prevê mais de dez mil vagas para qualificação de profissionais do setor turístico para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo de 2014, pelo Pronatec Turismo, na Bahia. A meta até a Copa do Mundo de 2014 é oferecer 240 mil vagas em todo o Brasil. Este ano, o Programa pretende ofertar 114 mil vagas.