Brasil Junino: Embratur realiza 15 press trips nos próximos 30 dias

[Por Aquarela 2020, 20/06/2013]
A Copa do Mundo 2014 é o megaevento internacional que acontecerá no maior número de cidades brasileiras, abrangendo todas as regiões do Brasil. Nada mais oportuno, portanto, que mostrar ao estrangeiro toda a diversidade de culturas, ritmos e sabores que permeiam nosso país. Com destaque especial para as tradições brasileiras do mês de junho, afinal, é durante esse período que os jogos acontecerão no ano que vem.
Por isso, a Embratur está realizando 15 press trips – visitas guiadas de jornalistas – nos próximos 30 dias. Cerca de 40 jornalistas serão levados a 22 estados brasileiros para conhecer o que o Brasil tem de melhor em todas as regiões do país. O objetivo é já divulgar no exterior nossos principais atrativos associados à Copa para que o estrangeiro que nos visite ano que vem já venha com informações sobre o que são as Festas Juninas e outras atrações culturais e gastronômicas brasileiras identificadas com o mês de junho.
“O Brasil já tem o Carnaval como um de seus principais atrativos turísticos. Agora queremos que nosso país também seja conhecido como o país das Festas Juninas e de tantos outros atrativos que nos diferenciam nessa época do ano”, afirma o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino. “Do São João nordestino ao vinho gaúcho, passando pelo Boi de Parintins, no Amazonas, queremos que o estrangeiro aproveite ao máximo toda a diversidade cultural do Brasil na Copa de 2014”, explica Dino. “Por isso, a Embratur está trazendo esses jornalistas já este ano para que levem informações a seus países de origem”.
São João no Maranhão e na Paraíba
A primeira comitiva composta por jornalistas da França e da Itália desembarcou esta semana no Nordeste para conhecer os festejos juninos da região. A viagem organizada pela Embratur segue até o dia 25 e passará por São Luís (MA) e Campina Grande (PB). O presidente Flávio Dino vai, pessoalmente, atender os jornalistas, dando boas-vindas a esta primeira da série de press trips especiais para a Copa do Mundo.
O roteiro – que teve início na última terça-feira, 18, no Maranhão – prevê passeios pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com almoço entre os nativos e visitas às Lagoas Azul, Peixe, Bonita e ao povoado de Atins, próximo à Lagoa Verde. Os jornalistas farão também um tour de barco até a Ilha do Curupu, perto da capital maranhense.
A visita aos arraiais, em São Luís, está marcada para o dia 21 com uma excursão ao Centro Histórico e à Lagoa de Jansen, que contará com apresentações de grupos de Bumba-meu-boi, Cacuriá (dança-típica maranhense), quadrilha, dança portuguesa, tambor de crioula, além dos cantores da terra.
Em seguida, a equipe parte para Campina Grande onde farão um passeio no Trem do Forró com destino à Galante onde acontece uma festa junina diurna. Durante a noite, os jornalistas visitarão o Parque do Povo – área de lazer onde acontece a festa junina – para apreciar as barracas com itens da gastronomia junina e apresentações de bandas locais e das quadrilhas de São João. Está programada também uma visita ao Lajedo de Pai Mateus – no Cariri Paraibano, a 65km de Campina Grande, onde foram gravados diversos filmes, entre eles o Auto da Compadecida, do diretor Guel Arraes.
Festas juninas no Nordeste
Até o final de junho estão programadas mais quatro viagens com jornalistas estrangeiros. Entre os dias 22 a 30 de junho, norte-americanos vão conhecer o São João de Roraima e Parintins. Os jornalistas argentinos, uruguaios e colombianos vêm para as festas juninas de Salvador, Praia do Forte (BA) e Aracaju, entre os dias 20 a 27 de junho. Na agenda, além das festas juninas locais, já estão marcados passeios pelo Pelourinho e no Elevador Lacerda – em Salvador; e visita ao Centro Histórico de Aracaju.
Entre os dias 21 a 28 de junho, é a vez dos formadores de opinião da Alemanha e Holanda conhecerem as belezas juninas e culturais de Recife (PE), Caruaru (PE) e Maceió. Na programação, os jornalistas vão conhecer o patrimônio histórico e cultural de Maceió, como a Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, e terão a oportunidade de passear de jangada pela praia da Pajuçara. Em Recife, o jornalistas farão city tour entre os museus Luiz Gonzaga, Memorial da Cidade, do Barro, Espaço Zé Caboclo e de Fábrica de Caroá.
Já as festas de Natal (RN) e Fortaleza (CE) receberão os jornalistas do Chile e do Peru, entre os dias 22 a 27. No roteiro, passeios ao Teatro José Alencar, Mercado Central, Ponte dos Ingleses e ao Complexo Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza; e visita à praia de Jericoacoara (CE). Em Natal, os repórteres vão passear de buggy pelas Dunas de Genipabu, participarão do Forró com Turista, que acontece às quintas-feiras, no Centro de Turismo; além de excursões de barco pelo Rio Potengi e ao Centro de Turismo de Natal – antiga casa de detenção que se tornou mercado de artesanato.