ABEOC Brasil RS lança programa de qualificação em Porto Alegre

[Por Revista Eventos, 06/06/2013]
O lançamento do Programa de Qualificação em Gestão e Certificação de Empresas de Eventos, da ABEOC-Brasil/RS, aconteceu na noite de terça (4), e contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre empresários e autoridades, que lotaram o auditório do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Na abertura do encontro, Maurício Cavichion, diretor da Tribeca Turismo & Eventos e coordenador do programa no Estado, afirmou que devido à importância do turismo no RS, a expectativa é a adesão de 35 empresas gaúchas, sendo que 15 já manifestaram interesse.
A presidente da entidade no Rio Grande do Sul e diretora da Yes Agência, Ana Cláudia Bitencourt ressaltou em discurso que muitos gestores municipais ainda não conscientizaram da importância da realização de feiras, congressos, festivais e afins para a economia de uma cidade. “Nosso propósito é qualificar o setor e avançar rumo a grandes eventos que estão para acontecer, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Sabemos o quanto este programa do Sebrae vem beneficiando as empresas de eventos e de serviços que nós prestamos”, enfatizou ela.
O secretário de turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes acrescentou que o Boletim Estatístico, o BEMTUR, passou a identificar diretamente o efeito dos eventos na infraestrutura hoteleira. “Estamos trabalhando para potencializar esta vocação e com a construção nos próximos anos de um centro de eventos, com maior dimensão e toda a qualidade tecnológica que se possa ter, teremos um salto. Porto Alegre vem perdendo espaço neste segmento ao longo dos últimos anos devido à sua capacidade”, acrescentou o secretário.
A secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira, por sua vez, confirmou a vocação do Rio Grande do Sul no segmento de negócios e anunciou ainda a construção de um outro centro de eventos em Esteio, dirigido ao agronegócio. Numa fala emocionada, a secretária reafirmou o esforço que o governo do estado está fazendo para cumprir seu papel de indutor do desenvolvimento. Referiu-se as 14, do total de 26 jornadas técnicas regionais efetivadas, os cursos de línguas estrangeiras e de formação para agentes públicos.
Destacando que formação e competência são fundamentais para a sobrevivência num mercado globalizado com uma expectativa de crescimento de 14% para 2013, a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires, enalteceu o apoio do SEBRAE-RS representado por seu diretor Técnico, Marco Kappel Ribeiro, garantindo financiamento público a favor do Brasil. Lembrando da gama de serviços que compõem o setor, referiu-se à profissionalização e ao aprimoramento da gestão das empresas como diferenciais de mercado.”Não basta ter o melhor centro de eventos se todos os serviços não forem o melhor”.
Criada em 2007, a Lei nº 11.637 que trata do programa de qualificação dos serviços turísticos e do Selo de Qualidade Nacional de Turismo ainda não foi regulamentada. Para o consultor nacional do Programa de Qualidade ABEOC Brasil, Luiz Carlos Barbosa, a certificação oferece uma resposta à regulação do setor. “O selo atesta que a empresa atende aos requisitos mínimos estabelecidos para a prestação do serviço. É uma referência técnica no setor, um mecanismo de combate à concorrência desleal e uma importante ferramenta de marketing e promoção comercial, ajudando a afastar aventureiros”, disse.
Luiz Carlos Barbosa afirmou ainda que a certificação permitirá a redução de custos. Mais de 20 países entre Chile, Espanha, França, China e Nova Zelândia já possuem selos nacionais de qualidade. No Brasil existe há seis anos em Santa Catarina. O programa contará com oficinas, palestras e visitas técnicas nas empresas. “Acontecerá uma intensa troca de experiências e aprendizado entre os participantes”, revela o consultor. A validade é de dois anos e ao final deste prazo é preciso buscar a revalidação. “O objetivo é estimular a melhoria contínua”, finaliza ele.
O lançamento contou ainda com a presença da presidente do Convention & Visitors Bureau do Rio Grande do Sul, Berenice Lewin, do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RS, José Reinaldo Ritter, do presidente do Sindihotel e membro do conselho de Turismo do Sistema Fecomércio, Manuel Suarez.