Pernanbuco se prepara para receber a 5ª Movexpo de 21 a 24 de maio

[Por Portal Moveleiro, 17/05/2013]
O Centro de Convenções de Pernambuco recebe, de 21 a 24 de maio, a quinta edição da Feira Nacional de Móveis para a Região Nordeste – MOVEXPO, evento consolidado como referência em feiras do setor de móveis no Nordeste. A expectativa é de que 21 mil empresários visitem os 150 estandes da MOVEXPO, que vão ocupar uma área de 25 mil m² do pavilhão. No espaço, fabricantes de todo o país vão apresentar as novidades para decoração, escritórios, dormitórios, cozinhas, copas, banheiros e áreas de serviço. A organização estima que sejam gerados cerca de R$ 250 milhões em negócios durante e após a feira, que cresce cada vez mais a cada versão.
A MOVEXPO chega para aquecer ainda mais o setor moveleiro, que deve fechar 2013 em alta, tanto no que se refere à produção quanto ao varejo, segundo dados do IEMI Inteligência de Mercado. “Desde a primeira edição, em 2005, a feira vem atraindo a atenção da indústria moveleira nacional. Já está na rota dos principais eventos do setor em todo o Brasil e nesta edição vamos trazer para Pernambuco empresas dos principais polos moveleiros do país. É uma oportunidade única para geração de negócios dessa cadeia industrial”, explica Augusto Balieiro, diretor do evento. A MOVEXPO, que ocorre a cada dois anos, movimentou R$ 200 milhões em sua edição anterior. Para este ano, é projetada uma alta de 5% no volume de negócios.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Pernambuco (Sindmóveis), Vikentios Kakakis, a MOVEXPO coloca os produtores locais em contato com os clientes de toda a Região Nordeste, o que promete alavancar as vendas destas empresas. “Boa parte dessas vendas será feita pelas empresas pernambucanas, que nesta edição irão somar 18 indústrias”, afirma Kakakis. Segundo ele, Pernambuco tem 482 empresas formais do setor, sendo 86,7% de microempresas, 11,2% pequenas, 1,9% médias e apenas 0,2% são de grande porte. Fora desta estatística, o estado possui mais de 1,3 mil Micro Empreendedores Individuais (MEI) registrados apenas no segmento de marcenaria.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho, na criação de empregos formais o setor cresceu 55,9% em Pernambuco entre 2006 e 2011, com 10.321 empregos de carteira assinada. “Também contamos com cerca de 2.400 empresas informais. Isso projeta em torno de 19 mil pessoas trabalhando no setor”, comenta Vikentios. Esses números explicam o volume de matéria prima que chega ao estado e na região, como também a quantidade de máquinas e equipamentos que têm sido vendidos.
A programação da MOVEXPO ainda conta com as campanhas “Representante Cabra Macho” (que vai premiar os representantes comerciais que mais cadastraram lojistas para a feira) e “Expositor Destaque”. Para mais informações sobre a feira, como se credenciar ou como se tornar um parceiro, os interessados podem acessar o site www.movexpo.com.br.
 Serviço:
MOVEXPO 2013
Data: 21 a 24 de maio de 2013
Horário: Das 16h às 22h
Local: Centro de Convenções de Pernambuco- Olinda/PE
Credenciamento online: www.movexpo.com.br