Amazonastur completa 10 anos e apresenta aumento de fluxos de turistas no Amazonas
[Por Diário do Turismo, 13/05/2013]
A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) completa 10 anos neste mês de maio e na última semana apresentou um balanço de sua trajetória. De acordo com números divulgados pelo órgão, na última década o número de turistas que visitaram o Amazonas cresceu 200%. “Em 2012, o Amazonas recebeu 850 mil visitantes, enquanto em 2003, foram cerca de 283 mil,” afirma a nota. A evolução, de acordo com o órgão, é resultado das ações de divulgação dos atrativos turísticos do Estado no Brasil e no exterior e de melhoria dos equipamentos turísticos locais.
No ano passado, os Estados Unidos foram o país que mais enviaram turistas para o Amazonas, com 90.107, perto de 10% do total de visitantes. O europeu é o segundo que mais visitou o Estado, com turistas vindo da França (20.234), Alemanha (18.644) e Itália (15.362). O Amazonas também recebeu 12.704 visitantes que vieram da China e, na América do Sul, foram os venezuelanos os que mais visitaram o Estado (5.133).
Entre os turistas brasileiros, a maior parte deles, quase 18%, veio do Estado de São Paulo. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com um total de 45.497 visitantes, seguido de Distrito Federal, com 35.708, e dos Estados da região Norte, com o Pará (31.013) e Roraima (26.995). Minas Gerais, Ceará, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul completam o ranking dos principais Estados emissores de turistas para o Amazonas em 2012.
Ainda, segundo a nota, em dez anos, a Amazonastur contabiliza a capacitação de mais de 14 mil profissionais e futuros profissionais do setor, com cursos voltados para a preparação da mão de obra turística e cursos de idiomas como inglês, espanhol, francês, mandarim e japonês. Destaca-se, ainda, o estímulo ao artesanato sustentável do Estado, como uma das fortes ferramentas de oportunidades de geração de renda, envolvendo a capacitação de mais de 250 artesãos.
Divulgação do destino – Também buscando consolidar a marca Amazonas como um forte destino turístico, vem sendo adotada ação arrojada na promoção e marketing, nos mercados nacionais e internacionais, definindo a plataforma de imagem do Amazonas como o “Destino Verde do Brasil”. De acordo com Oreni Braga, presidente da AmazonasTur, a estratégia permitiu posicionar bem o Amazonas no cenário turístico internacional. Segundo ela, pesquisa do Hotel.com indica o Amazonas como o oitavo destino mais procurado pelo turista estrangeiro.
A ampliação da logística aérea para Manaus e municípios turísticos do Estado também vem sendo ampliada nos últimos anos, consolidando voos estratégicos, diretos e diários como: Manaus/Rio de Janeiro; Manaus/Fortaleza; Manaus/Belo Horizonte; Manaus/Salvador; Manaus/São Paulo. Os voos internacionais para Miami, Panamá e Lisboa também contribuem para o aumento do turismo internacional no Estado.