ABAV Nacional divulga ações da diretoria, em São Paulo

[Por ABAV, 02/05/2013]
Atividades desenvolvidas junto ao Governo Federal, com destaque para o acompanhamento do Projeto de Lei 5.120/2001, que obteve aprovação em todas as comissões do Congresso Nacional e aguarda apenas ser levado a plenário para votação, foram abordadas pelos dirigentes da entidade, reunidos na sede da ABAV Nacional durante a semana passada. “Nós podemos hoje afirmar que contamos com o apoio do Ministério do Turismo, uma vez que o próprio titular da pasta declarou publicamente estar empenhado em favor do reconhecimento da atividade profissional das agências de viagens antes da Copa do Mundo, em 2014”, avaliou Antonio Azevedo, presidente da ABAV.
Do mesmo modo, avançam os entendimentos com as autoridades governamentais visando à desoneração tributária para as agências de viagens, assim como para a regulamentação do Transporte Turístico Terrestre no país, entre outros temas que compõem uma série de pleitos defendidos pela associação e voltados ao aumento da competitividade do turismo nacional.
O balanço das ações compreendeu também uma série de atividades desenvolvidas em sinergia com a WTAAA (World Travel Agents Association Alliance ou Aliança Global das Associações de Agências de Viagens). Entre elas, adoção de medidas capazes de fazer frente às imposições da IATA (International Air Transport Association ou Associação das Transportadoras Aéreas Internacionais) e compor estratégias de negociação. Em Washington (EUA), a convite da WTAAA, a ABAV aceitou compor a força de representação global das agências de viagens representadas e que, juntas, respondem por 85% das vendas de passagens aéreas em todo o mundo. Além de ser a primeira e única associação da América Latina membro da WTAAA, a ABAV participou ativamente da criação, no ano passado, do Folatur (Fórum das Associações das Agências de Viagens e Operadoras de Turismos da América do Sul).
Ao mesmo tempo em que a ABAV amplia articulações internacionais, voltadas ao fortalecimento e à defesa das agências de viagens no setor, cada vez mais globalizado, no balanço das atividades da atual gestão são avaliadas como positivas várias das ações de marketing, comunicação e relacionamento institucional. Recadastramento das associadas para a distribuição do novo cartão de Associada ABAV, conquista de audiência (2 milhões de visitas por mês) no portal www.abav.com.br, aliada à criativa presença da entidade nas redes sociais (facebook, twitter e youtube), produção e postagem de novas peças da campanha de valorização do agente de viagens e edição da newsletter, entre outras iniciativas bem-sucedidas, foram destacadas.
Destacou-se durante a reunião também o Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV), que em 2013 tem sua grade de cursos com a missão de incrementar ainda mais o movimento de modernização empresarial, visando a melhoria da qualidade e o aumento da produtividade setorial, oferecendo cursos como Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Planejamento Turístico, Comunicação e Marketing, Tecnologia e Conectividade, Gestão de Riscos, Geografia Turística, Gestão Econômica e de Finanças, Turismo Receptivo, Sistemas de GDS, Eventos, Lazer e Entretenimento.
Também antecipando o êxito da 41ª edição da ABAV – Feira de Turismo das Américas, em São Paulo, de 4 a 8 de setembro de 2013, há cerca de 4 meses antes da abertura do evento, a ABAV 2013 já contabiliza recordes de vendas de estandes e a presença dos países e dos destinos nacionais como expositores, totalizando 58,2 mil metros quadrados de área total ocupada pelo evento.
O Congresso e a Feira de Turismo das Américas, “A melhor e maior feira internacional de turismo de todo o continente”, segundo os dirigentes da entidade, constituem em um momento marcante para a ABAV. Nesta edição, que será grandiosa pela parceria de entidades como ITB Berlim, BTL, Embratur, Mtur, Abracorp e Braztoa, concentrará em um mesmo local, por cinco dias, a materialização do trabalho desenvolvido ao longo dos doze meses do ano. “O evento ABAV compõe uma estratégia de atuação da entidade, que, ao contribuir com o desenvolvimento sustentável do setor como um todo, reunindo e promovendo os diferentes segmentos e nichos de mercado composto por 52 segmentos da economia”, resume Azevedo.
A reunião da diretoria da ABAV Nacional foi realizada com o apoio da TAM Linhas Aéreas.