A importância do Centro de Eventos

[Artigo de Airto Ferronato, Vereador/PSB em Porto Alegre, Jornal do Comércio, 28/05/2013]
Porto Alegre tem se constituído, ao longo dos anos, como referência no turismo de eventos. Cada vez mais instituições e empresas escolhem a capital dos gaúchos para realizar seus congressos e seminários, tendo em vista atrativos como a qualidade dos serviços, a proximidade entre o aeroporto e o Centro e a variedade de hotéis com boa acomodação. O crescimento deste ramo de turismo, no entanto, esbarra na falta de opções de espaço para eventos de grande porte. Apesar de contar com dois estádios de futebol capazes de sediar jogos de nível mundial, não podemos dizer o mesmo sobre locais para a prática de outros esportes, tampouco sobre espaços para conferências internacionais na área científica ou de saúde, por exemplo. Esta barreira, porém, pode ser vencida com a construção do Centro de Eventos em Porto Alegre.
A Secretaria Estadual do Turismo está estudando o melhor local para a construção de um centro multiuso para eventos de nível mundial, com projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemayer, sendo esta sua última obra. Defendemos que Porto Alegre receba o Centro de Eventos por toda a excelência em turismo, facilidades de acesso, hotelaria e gastronomia que a cidade já oferece, e para potencializar ainda mais nosso turismo. Ouso afirmar que seria uma aventura construir o centro em outra cidade que não tenha a mesma tradição conquistada por Porto Alegre nesta área de eventos.
A prefeitura já ofereceu uma grande área na região do Partenon, nas proximidades do Hipermercado Carrefour, para que o Estado possa construir o espaço. Enquanto o local não é definido, reforçamos a necessidade de um esforço conjunto de todos os segmentos da Capital para fazer com que o Centro Estadual de Eventos fique aqui.