18 regras ocultas das feiras de negócios

[Artigo de Mike Thimmesch, diretor de geração de leads e relações setoriais da Skyline Exhibits, com mais de 20 anos de experiência em marketing de feiras e eventos, Feira e Cia, 21/05/2013]
Regras ocultas governam quase todas as áreas de nossas vidas. Elas guiam nosso comportamento e expectativas, mas raramente são escritas de forma organizada para nós em pequenos livros.
Por exemplo, há a Regra dos 5 Segundos: quando um pedaço de comida cai no chão, você pode comê-lo se você pegá-lo dentro de cinco segundos. Há a Regra do Salto Alto: se uma mulher é mais alta que o seu acompanhante, é menos provável que ela use salto alto.
E há a Regra da Lua Cheia: em dias de lua cheia, há mais crimes cometidos e nascimento de bebês. Feiras também são regidas pela mesmas regras ocultas — ainda imutáveis.
Você já pode ter participado delas sem se dar conta disso, ou ter tomado ciência desse fator através de uma árdua experiência. Já que um homem prevenido vale por dois, aqui estão as 18 regras ocultas de feiras:
1 – Quanto mais palavras você colocar em seu estande, menores as chances de essas informações serem lidas.
2 – Quanto maior a multidão em seu estande, maiores as possibilidades de atrair outros visitantes.
3 – As pessoas que mais reclamam sobre o valor das feiras são geralmente aquelas que sabem (e tentam) o mínimo possível.
4 – Os negócios mais sérios depois da feira serão fechados com aqueles mais animados visitantes que você conheceu em seu estande durante o evento.
5 – O esforço demonstrado por cada funcionário do estande aumenta à medida que a distância entre ele e seu respectivo chefe diminui.
6 – Os melhores funcionários nos estandes são geralmente os que falam menos e ouvem mais.
7 – Quanto maior o tempo de pausa (“recreio”) de seu funcionário, menos leads ele irá coletar quando retornar ao estande.
8 – As cores do seu estande na feira provavelmente serão determinados por: A – as cores da marca; B – as últimas tendências
de design; ou C – a esposa do presidente da empresa.
9 – O período de tempo para projetar a sua exposição se alarga exponencialmente com o número de tomadores de decisão envolvido.
10 – Quanto maior a distância que um visitante viaja para participar de uma feira de negócios, maior o nível de hospitalidade que você deve providenciar.
11 – O carpete pertence ao chão do seu estande, não à parede de fundo.
12 – Quanto melhor a aparência dos sapatos utilizados pelos funcionários do estande, mais provavelmente eles irão se queixar de dores nos pés.
13 – Quanto mais anos você expor em determinada feira, mais você terá repetido os clientes em seu estande.
14 – Quanto mais o seu recipiente de leads se parecer com uma cesto de lixo, mais provavelmente o capitão do seu estande acabará gritando.
15 – Quanto maior a sua principal imagem no estande, mais claramente as pessoas vão entender a mensagem.
16 – Quanto mais velho o seu estande, os visitantes menos inovadores dele irão notar a sua empresa.
17 – Quanto maior o espaço entre o corredor e as fronteiras do seu estande, melhores as oportunidades de seu estafe interagir com os visitantes.
18 – Quanto mais rápido trabalhar os leads gerados na feira, maiores serão as vendas que você irá gerar a partir dela.