Turismo rural cresce 90% em 2012

[Por Hoteliêr News, 23/04/2013]
O aumento da oferta de roteiros e destinos, atrelado ao profissionalismo dos empresários, foram as causas que promoveram a consolidação do turismo rural como negócio ao longo de 2012. Essa é a explicação dada por Andreia Roque, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur), para o crescimento de quase 90% do setor durante o ano passado, em comparação com 2011.
Nesse período foram apresentados 35 produtos rurais de 15 estados brasileiros. Na opinião dos integrantes da área, o que falta para garantir o pleno desenvolvimento é a legitimação do segmento, a partir da aprovação de um projeto de lei.
“Cerca de 80% dos empreendedores são informais porque a legislação exige a formalização dos operadores de turismo, que nesse caso já são empresários rurais e acabariam pagando impostos pelas duas atividades”, afirma Andreia. De acordo com a representante, existem projetos que desobrigam o empreendedor a abrir uma agência, podendo exercer apenas a função como empresário rural.