SPCVB leva experiências da ICCA aos associados

[Por Brasilturis, 26/04/2013]
Em mais uma iniciativa pioneira, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) atraiu cerca de 60 empresas e entidades associadas para um encontro exclusivo com dirigentes da International Congress and Convention Association (ICCA), referência na indústria de eventos, congressos e convenções global. O evento ocorreu nesta quinta-feira, dia 25, no auditório do SPCVB, após a reunião com os membros do Comitê ICCA Brasil, presidido por Ney Uberto Neves e com a participação do presidente do Capítulo America Latina ICCA, Pablo Sismanián.
Os participantes assistiram a uma palestra conduzida pelo CEO da ICCA, Martin Sirk, sobre marketing, a promoção de congressos e os caminhos para obter competitividade nos eventos associativos. Sirk estava acompanhado pelo presidente da associação, Arnaldo Nardone, que vem sempre estimulando os membros da ICCA no Brasil a ter uma participação mais intensa e usar sua representatividade a serviço do setor de eventos.
“A ICCA nos trouxe ótimas referências sobre mercados e como algumas cidades trabalham não apenas para figurar no ranking de eventos internacionais, como também na utilização das ferramentas disponíveis da entidade para prospecção de eventos”, comenta o presidente executivo do SPCVB, Toni Sando.
Sirk considera que “o crescimento de um destino está diretamente associado a investimentos em infraestrutura, à intensa articulação entre os players locais e ao alinhamento pleno da iniciativa privada com poder público”, avalia. “Temos um futuro promissor pela frente e o segredo do sucesso de um destino passa sobretudo por um time de profissionais competentes e afinados, o que inclui a SPTuris, Embratur e nossa rede de mais de 600 associados”, acredita Sando.
“A cooperação entre as cidades é outro ponto essencial. Aproveitamos a realização da WTM Latin America para nos reunirmos com o Sebrae do Paraná, os CVBx do estado e também representantes do Pará. E neste encontro com a ICCA, trocamos muita experiência com o diretor da Embratur, Marco Lomanto, a diretora de turismo da SPTuris Luciane Leite e suas respectivas equipes, e os convention bureaux do Rio de Janeiro, Joinville e Porto Alegre”, acrescenta.
Aliás, neste encontro, o superintendente do CVB gaúcho, Rui Carvalho, apresentou seu livro intitulado Turismo de Eventos: Atuação e História dos Convention Bureau no Brasil.